Talego, iVin – Vinhos Com Nome, 100% Syrah, Setúbal, 2013

talego_garrafa

O Talego, Syrah de Palmela, é um dos recentes Syrah a surgir no mercado vinícola português. E é dele que vamos falar hoje, com vagar, usando a informação disponível, que não é muita, apesar de existir um site bem estruturado mas ainda algo incompleto.

Patrocinado pela Ivin, Vinhos com Nome, e produzido pela Adega Cooperativa de Palmela, é bem superior ao Syrah igualmente elaborado por esta adega, e cuja análise já aqui foi feita.

Não é a primeira vez que a Ivin patrocina vinhos em parceria com diversos produtores. Já o ano passado tínhamos tido a oportunidade de provar o Severa Syrah/Touriga Nacional produzido pela Herdade das Mouras e disponibilizado pelo dinâmico Roger Duarte, o distribuidor da Ivin para a grande Lisboa. Apesar de ser um blend, logo está fora do nosso enlevo, mas assim mesmo entusiasmou devido à qualidade do Syrah envolvido, de que logo se percebeu a presença marcante. No entanto, é a primeira vez que a Ivin se junta a um produtor regional para a realização de um monocasta Syrah. E isto é importante salientar, e fazemos votos que continue, dados os bons resultados aqui alcançados!

As notas de prova dizem que é um vinho “de côr granada intenso. Aroma: Frutos silvestres maduros, compota, complexado com notas de madeira, Paladar: Sabor macio, com boa estrutura e taninos aveludados Final de Prova: Final de boca prolongado com sugestões de baunilha, café e algumas notas de chocolate.” O enólogo é Luís Silva e a graduação alcoólica é de 15%.

A Adega Cooperativa de Palmela, com 300 associados, é uma área de vinha de excepcional qualidade, com aproximadamente 1000 hectares. Produz anualmente mais de 8 milhões de litros de vinho, 75% tintos, 15% brancos, e 10% Moscatel de Setúbal. A produção é depois engarrafada em linhas automáticas com capacidade para 10 mil garrafas/hora.
É desta cooperativa que saiu o Talego Syrah.

A iVin é uma empresa de distribuição de vinhos que gosta de interagir com os diferentes intervenientes do sector de vinhos. Colabora com produtores e enólogos nacionais e internacionais de valor.

talego_equipa

Desde que surgiu, em 2009, a iVin especializou-se na comercialização de vinhos de qualidade reconhecida com origem em mais de cinco países, para os mais diversos pontos de venda, lojas e entrepostos, supermercados e hipermercados, hotéis e restaurantes. O seu fundador, Miguel Grijó, está ligado há mais de quinze anos ao sector de distribuição de vinhos. Uma experiência acumulada em conceituadas empresas do sector permitiu-lhe formar uma relação privilegiada com clientes e produtores. Distribuição eficiente é a chave em mercados que estão em constante evolução. Para além de tratar de todos os aspectos ligados à comercialização dos seus produtos, a iVin disponibiliza aos seus clientes serviços de apoio à gestão de marcas. É caso para dizer que a iVin tem o melhor de dois mundos, entre a distribuição e a consultoria.

A nível nacional, surgem duas abordagens: os Projectos Pessoais e os Vinhos de Quinta. Nos Projectos Pessoais, enólogos com experiência em diferentes terroirs e regiões produzem em vinhas próprias, apoiados pela empresa. Nos Vinhos de Quinta, o terroir é o principal diferenciador do seu produto. A nível internacional, a iVin disponibiliza uma amostra representativa do que melhor é feito no novo mundo. O portefólio inclui ainda vinhos de mesa, icewines, espumantes e champagnes de casas europeias.

E a propósito de o Talego ser um jovem Syrah, vem a propósito esta citação do escritor Theophile Malvezin, autor francês, contemporâneo de Montaigne, de quem escreveu uma biografia:
“O vinho é feito para ser bebido assim como a mulher é feita para ser amada. Ambos possuem a frescura da juventude ou o esplendor da maturidade, mas não espere pela decrepitude.”

 

Classificação: 16/20                                                     Preço: 6,20€

talego_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.