Os 7 erros mais comuns de quem começa a beber Syrah!

erros_syrah

Encher demais o copo
Não é porque alguns copos são grandes e comportam bastante líquido que devemos colocar toda a garrafa inteira de Syrah dentro deles. O copo fica pesado, a aparência fica pouco elegante e torna difícil apreciar a bebida. Sirva a quantidade certa (1/3 do copo), o que permitirá degustar o Syrah com mais prazer e qualidade, girando o copo.

Segurar a taça pelo fundo
Um dos erros mais comuns de quem começa a beber  Syrah é segurar a taça pela parte principal e não pela haste. A taça tem uma longa haste por uma boa razão. Quando você segura a taça de Syrah pelo fundo, o calor da mão aquece o líquido, prejudicando a temperatura correcta do mesmo.

Comprar um Syrah apenas por conta do rótulo
Regra simples: não julgue o livro pela capa. Por outras palavras, não compre Syrah apenas pelo seu rótulo. Às vezes, rótulos simples e até pouco atractivos representam garrafas de Syrah maravilhoso; outras vezes, um rótulo requintado esconde um Syrah pouco interessante. Em caso de dúvida consultar sempre o Blogue do Syrah.

Tomar sempre o mesmo Syrah
Não se deve ficar preso a apenas a um Syrah, ou somente de uma região. Há uma quantidade grande de Syrah, decorrente de diferentes regiões de norte a sul do país. Boa parte do prazer que um Syrah proporciona advém de suas infinitas possibilidades. Sempre há algo novo e interessante a explorar e desfrutar.

Ficar excessivamente preso às regras clássicas de harmonização
Existem algumas regras tradicionais para a harmonização entre o Syrah e a comida: Syrah com carne vermelha e vinho branco com peixe ou marisco. Essas directrizes são importantes, mas não são regras absolutas. Por isso, não devemos ficar atados a essas regras. Como dito acima, há um prazer infindável na busca por novos Syrah, buscando novas ocasiões para apreciar esta bebida fantástica, especialmente promovendo harmonizações que realçam as qualidades tanto do Syrah como da comida. Portanto, o que mais vale é o seu paladar: se você gosta de beber Syrah potentes com carnes leves, então que assim seja.

Beber muito rápido
Este é o pecado todos nós. Por ser tão bom, às vezes não damos ao Syrah o tempo que ele necessita para evoluir, seja na garrafa, seja no copo. Claro que existem momentos que não queremos pensar muito e bebemos por diversão e descontracção. Não há nenhum problema nisso. Porém, há momentos que devemos prestar mais atenção ao vinho que bebemos. Por exemplo: qual é o produtor? De que região é? Qual a característica dominante desse Syrah? O que eu gosto e o que eu não gosto neste Syrah? O que estou procurando e o vou encontrando em termos de eflúvios e paladares? Estas perguntas ajudam a aprender mais sobre o Syrah, aproveitar mais a longo prazo e aprimorar os conhecimentos.

Analisar o Syrah ao primeiro contacto
O primeiro pequeno gole de Syrah que o escanção ou o empregado de mesa, ou você mesmo, coloca no seu copo, antes de servir o resto da mesa, serve para se certificar de que a bebida está boa; por isso, espera-se que esse procedimento seja relativamente rápido. Muitas pessoas pensam que esse momento se destina a uma análise detida e demorada da bebida, uma verdadeira degustação, com comentários sobre as suas qualidades. Porém, não é este o propósito do primeiro gole servido. O que se pretende é apenas saber se o Syrah está adequado (ou seja, se há alguma falha, como problemas na rolha ou outro defeito como oxidação). Uma inalação atenta e um gole rápido são suficientes para tal propósito. Não sendo notado qualquer defeito evidente, deve-se dar a aprovação a quem serve o Syrah para prosseguir no serviço do restante da mesa. Então, você poderá degustar o Syrah com seus amigos e convivas, demorada e profundamente, como merece a nossa nobre bebida!


 

6 thoughts on “Os 7 erros mais comuns de quem começa a beber Syrah!

  1. Cara Ana,

    obrigado pelo seu mail.
    O texto não é idêntico, mas tem obviamente coisas que dizem o mesmo. E porquê?
    Porque se está a falar dum texto sobre factos e não sobre opiniões! Por exemplo: Se eu procurar quando é que aconteceu a Revolução Francesa o que é normal é que encontre milhares de texto que dirão que a Revolução Francesa foi em 1789. Está certo e não pode ser doutra maneira! Estão todos a copiar? Não! Estão todos a dizer o correcto! Se algum livro de História escrever que a Revolução francesa foi em 1864, por exemplo, está a ser original? Não! Está a aldrabar uma data histórica!
    Há vários textos em sítios diferentes que falam nos erros de quem começa a beber vinho.
    Aqui fala-se em 5 erros!
    http://www.blogenofilia.com.br/2015/07/o-5-erros-mais-comuns-de-quem-comeca.html

    Aqui fala-se em 7 erros!
    http://gazetarural.com/2015/11/03/sete-erros-comuns-de-quem-bebe-vinho/

    Aqui fala-se em 10 erros!
    http://manualdohomemmoderno.com.br/bebidas/10-piores-erros-para-quem-comeca-a-beber-vinhos

    Quando se fala de factos das duas uma: Ou o facto é relatado correctamente ou incorrectamente!
    Mas há ainda uma diferença fundamental em relação ao texto que apresenta e a todos os textos que aqui mostramos e também a outros

    Mas o nosso texto não fala de vinho, fala de syrah não se esqueça disso!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.