Feitores, Vinhos Feitores, 100% Syrah, Lisboa, 2015

feitores_garrafa
Ter o Syrah Feitores chegado ao nosso conhecimento é da inteira responsabilidade do nosso amigo Jorge Cipriano do Clube dos Vinhos Portugueses. Foi ele que nos alertou para a existência deste Syrah da região de Lisboa, mais precisamente do Bombarral, região que conhecíamos bem, mas pelos vistos não tão bem quanto seria devido!

A marca de vinhos Feitores foi lançada em 2012 pelos empresários João Pedro Duarte e Carlos Duarte em embalagem “bag in box”, situando-se a sua adega na aldeia de Famões.

Feitores vinha

A quinta é constituída por oito hectares, mais um hectare que foi plantado este ano. Dos oito hectares, quatro são Syrah e o novo que foi plantado este ano também é Syrah. Temos portanto uma quinta que tem maioria de produção Syrah o que para nós é sempre de regozijo. As outras castas presentes são, nas tintas o Castelão e Touriga Nacional. Nas castas brancas temos arinto, fernão pires, moscatel e algum chardonnay do qual sai um lote monovarietal.

Trata-se de uma empresa familiar gerida pelos dois já citados irmãos, que foram muito simpáticos no contacto que estabelecemos. A empresa é recente mas a vontade de vencer é grande. Tivemos conhecimento do Syrah de 2013 embora o que estamos a analisar é o Syrah de 2015, por sinal de qualidade superior! Em 2014 não houve monovarietal. Segundo os seus produtores trata-se de um vinho “de cor granada, com aroma a frutos silvestres e especiarias, notas de baunilha e madeira que lhe confere um sabor aveludado e persistente”. Tem uma graduação alcoólica de 13,5%.

Segundo João Filipe Clemente “você não pediu para nascer e, salvo raríssimas excepções, morrerá contra a sua vontade. Então, trate de aproveitar o intervalo entre esses dois momentos da melhor maneira possível; beba bons vinhos e coma bons pratos compartilhando-os com bons amigos”.
O caminho que o Syrah Feitores tem pela frente é enorme e como tal é aproveitar esse desígnio da melhor maneira porque com experiência e vontade o caminho a partir de agora é sempre a subir!

 

Classificação: 16/20                                                     Preço: 3,80€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.