Quando abre uma garrafa de Syrah, o empregado de mesa de um restaurante de qualidade entrega a rolha ao cliente. Porquê?

Vamos a um restaurante e pedimos Syrah, claro!

Trazem-nos a garrafa escolhida, mostram o rótulo para que possamos conferir que foi exactamente aquela a garrafa pedida… é esse mesmo, confirmamos. Abrindo a garrafa com um saca-rolhas,  o empregado entrega-nos a rolha. Porquê? O que se pode inferir dela naquele momento?
Muita gente pensa que a rolha é entregue ao cliente só por delicadeza, talvez. E o cliente a maioria das vezes o que faz é cheirar a rolha, sem saber que mais fazer!

Pois bem, a resposta é esta:
a inspecção da rolha permite conferir, em directo e rapidamente, o estado de conservação do Syrah, sobretudo se houve contaminação do conteúdo, como se pode ver na imagem!

rolha-vazada

O liquido percorreu toda a altura da rolha, como se pode ver, e um pouco do que transbordou, secou e formou a coroa escura em redor na parte de cima da rolha. No caso desta, a parte de fora já estava seca, mas poderia até mesmo ainda estar húmida, não importa.

É quase certo que, assim como aconteceu com o liquido em questão, o nosso muito desejado Syrah havia entrado em contacto com o oxigénio exterior, e estaria certamente avinagrado. Não é como se fosse vinagre puro, mas sim como se tivessem pingado algumas gotas de vinagre dentro da garrafa.

Qual a chance de tal acontecer? Uma em mil? Uma em dez mil, provavelmente, mas acontece, acreditem. E se isto ocorrer no restaurante, certamente há todo direito de pedir para trocar a garrafa, sem mais delongas. Aliás, em qualquer restaurante com serviço sério e a devida atenção para com o cliente, no caso por exemplo de vinho avinagrado, o sommelier logo ali nem deveria esperar o cliente fazer a exigência, levaria logo a garrafa embora, e traria outra.

Como já temos visto em fábricas de rolhas, a indústria tem investido fortemente na melhoria da qualidade de seu produto, para que este e outros problemas sejam cada vez mais raros. Mas acontecem, e por isso ainda nos podemos cruzar com este tema.

E se encontrarem uma rolha assim, na dúvida, recusem a garrafa sem mesmo tocar o conteúdo, que no nosso caso seria uma lástima infindável, sobretudo se fosse exemplar único, mas é a vida!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.