Já aqui tínhamos apresentado este Syrah da colheita de 2012. Hoje vamos apresentar a colheita de 2006! São dez anos de distância mas com um equilíbrio e um brio que são de realçar, ou não fosse um Syrah de Mestre António Saramago!
É um vinho feito em regime de agricultura biológica. Não tem químicos, nem pesticidas! Trata-se de vinho regional alentejano, cuja produção foi de 12000 garrafas. “Apresenta cor rubi intensa. Aroma frutado a ameixa madura. Cheio, redondo, complexo, boa acidez, terminando longo.” Em suma, qualidade plena e assegurada!
Foi vinificado pelo processo tradicional de curtimenta em lagares inox com temperaturas de fermentação a cerca de 28ºC. Teve um estágio em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses. Apresenta um teor alcoólico de 14,5 %.
A transição para a produção biológica revelou ser um enorme desafio e uma das mais significativas mudanças na Herdade.
Em cerca de 25 hectares crescem as castas Syrah (a estrela internacional), Aragonez (conhecida na Espanha como Tempranillo), Touriga Nacional (uma uva tradicionalmente usada no vinho do Porto) e Alicante Bouschet (do intenso jogo decor).
Cerca de 70% do vinho é vendido para a Alemanha e também para a Suíça. O restante vai para o mercado nacional, onde não se trabalha com as grandes cadeias de supermercados, à excepção do Intermarché, mas há consumidores que adquirem os vinhos e o compram através das garrafeiras e dos restaurantes. Localizada próximo da localidade de Vale de Açor, na freguesia de Alcaria Ruiva, a Herdade dos Lagos perde-se de vista e por lá é possível encontrar gado e olival (80 hectares), além do maior alfarrobal de Portugal (260 hectares) e 25 hectares de vinha e onde trabalham a tempo inteiro doze pessoas.
Em 2011 saíram da herdade perto de 130 mil garrafas, num total de 100 mil litros de vinho, e nos anos seguintes a produção teve valores semelhantes, sendo que cerca de 70% se destina à exportação, sobretudo para a Alemanha e para a Suíça.
O pensador grego Plutarco dizia:
“No vinho, a verdade”.
E é bem o podemos afirmar!
E é por isso que continuamos a dizer:
“Olhe desculpe, importa-se de nos trazer mais uma taça de Syrah da Herdade dos Lagos?”
Classificação: 17/20 Preço: 9,95€


