Hoje a notícia chega-nos do Canadá, esse país setentrional conhecido pela seriedade e pragmatismo na atitude perante a vida e a sociedade. Foi então aqui que surgiu este programa bastante original de combate ao alcoolismo, e que há 15 anos ajuda os seus pacientes a combater o vício do álcool. E como o faz?
Pois usando Vinho, assim mesmo como se lê, ou seja, tratam o Alcoolismo com Vinho, então se for Syrah ainda melhor, dizemos nós!
Segundo os especialistas locais, o período mais difícil no processo de limpeza do vício é o período inicial de abstinência, pois é nessa altura que 80% dos pacientes entram em recaída. Com o programa implementado na clínica, esse número caiu para 15%.
O tratamento funciona da seguinte forma: logo pela manhã, os pacientes podem beber até 200ml de vinho, normalmente com 12% de graduação alcoólica. E das 7h30 até as 21h30 estes receberão, a cada hora, um volume de 140 ml. “Pode parecer muito, mas para quem bebia de 2 a 3 garrafas de vodka por dia, isso não é nada”, relata um dos internados.
Utilizar o vinho em doses moderadas dá ao paciente a oportunidade de se reestruturar mentalmente e de uma maneira mais tranquila, já que em completa abstinência tudo isso seria quase impossível. Ainda de acordo com o centro, existem filas enormes de espera para futuros pacientes. As vagas vão surgindo a partir dos pacientes que se vão curando. Outros se recuperam e conseguem lidar com o vício. Mas por que utilizar o vinho?
Primeiro, o vinho, devido à sua acidez, taninos e complexidade, nunca é tomado em grandes quantidades. O vinho é quase sempre elaborado para ser degustado. O vinho funciona como uma bebida natural, mas com um teor alcoólico baixo em relação a bebidas brancas. O vinho apresenta ainda bons resultados na eliminação do álcool a nível de metabolismo, sendo eliminado muito facilmente.
Achámos muito interessante este programa, que é patrocinado pelo governo Canadense, mas para nós que não nos encontramos em tal situação, a coisa pode parecer absurda, tratar alcoolismo com álcool, mas é caso para dizer que os fins justificam os meios!
