Foi em Julho do ano passado que o Blogue do Syrah apresentou a sua análise e avaliação deste Margarida Syrah, que foi elevado à condição de topo de gama.
Hoje, um ano e três meses depois, e por especial sorte, pois conseguimos descortinar uma solitária garrafa numa garrafeira em Grândola, fazemos uma revisitação a este Syrah.
E não é que está ainda melhor que a edição anterior?!
Na altura dissemos:
“Este Syrah de Margarida Cabaço, podemos dizer desde já, tem algumas particularidades únicas. Primeiro é o facto de ser um Syrah não a 100%, como é de nossa preferência, mas sim a 96%, já que os restantes 4% são Viognier, como é consensual. Mas espantoso é o facto de que as uvas Syrah de Estremoz abafam de tal modo a casta branca que esta passa despercebida comparativamente com outros Syrah cuja composição é semelhante.
Em segundo lugar é um Syrah que, sem ser a 100%, obtém da nossa parte a classificação de 18 em 20. Com nenhum outro Syrah nas mesmas circunstâncias tal tinha acontecido.
Finalmente é um Syrah feminino, e aqui a nossa vertente marialva tem de dar o braço a torcer: estas duas senhoras, Margarida Cabaço e Susana Esteban, percebem do ofício da vinha melhor que muitos criadores de vinho do sexo oposto.”
E se percebem! O Margarida Syrah evoluiu de tal maneira que hoje está mais aguerrido, mais aromático, mais expressivo nos taninos, mais voluptuoso! Por isso não se admirem com a classificação! Nós aqui no Blogue do Syrah nem pestanejámos!
Margarida Cabaço é a produtora cujo nome é marca do topo de gama monovarietal que produz. Em cada ano é escolhida a casta que mostrou potencialidades capazes de fazer um grande vinho. Por exemplo o Margarida que se encontra no mercado com mais facilidade é o de 2009 feito a 100% da Alicante Bouschet. Em 2008 tinha cabido a vez ao Syrah. Safra única até agora pelo menos.
Temos viva esperança que a Margarida Cabaço decida fazer um Syrah da colheita de 2015! Se o fizer poderá, quiçá, igualar este Syrah 2008!
A enóloga de serviço é a Susana Esteban. Já falamos de outros Syrah feitos pela Susana e já a tínhamos apresentado aqui!
O Margarida Syrah 2008 foi vinificado em lagar e estagiado parcialmente em barricas de carvalho francês; fresco, fruta evidente, fumado, notas especiadas, estruturado ainda com os taninos por domar, final longo, gastronómico. Uma surpresa espantosa! As notas de prova dizem que se trata de um Syrah “complexo e austero, ameixa preta, especiarias. Muito carácter na boca vigorosa, seca, com sugestões de alcatrão e bagas esmagadas. Excelente acidez e frescura de conjunto.” A graduação alcoólica é de 14,5% e teve uma produção de apenas 4.200 garrafas. Estagiou um ano em barricas de carvalho francês usadas.
“Em 2008 elegi a casta Syrah como base para este vinho. As uvas foram vinificadas em lagar com pisa pé e fizeram estágio em barricas de carvalho francês” palavras da própria Margarida Cabaço.
Luís Pato, o sr. Baga, nunca fez um Syrah mas a frase dele que aqui reproduzimos aplica-se às mil maravilhas a este Syrah. “Não se pode fazer Vinho ao acaso – a Qualidade é o que o consumidor gosta e paga.”
Só é mesmo pena que já não haja mais para consumir.
Ficamos assim à espera do próximo Margarida Syrah!
Classificação: 20/20 Preço: 19,95€


