Se estivéssemos pois em Caldari di Ortona, na dita região, poderíamos ter vinho grátis de uma fonte pública, instalada por uma vinícola local, a Dora Sarchese, que funciona 24 horas por dia. A ‘fontana di vino’ fornece vinho tinto e basta carregar num botão para sermos servidos
Todos podem usar a fonte livremente, embora exista principalmente para matar a sede dos que fazem o Caminho de Santiago em peregrinação, que por ali passa.
Caldari di Ortono pertence à região demarcada de Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane, mas a Dora Sarchese não revela que tipo de vinho alimenta a fonte.
Milhares de pessoas percorrem o Caminho de Santiago entre Roma e Ortona todos os anos, portanto imagina-se que o fontanário tenha muito público.
De qualquer maneira a ideia não é original, fontes de vinho por toda a Europa já existiram em tempos. Veneza teve uma na praça de S. Marcos durante o Carnaval. Em 1520, durante o encontro de Henrique VIII de Inglaterra e Francisco I de França, uma fonte de vinho grátis foi instalada no local para ser usado pelos participantes à conferência.
Em Abruzzo, a Dora Sarchese enfatiza que a fonte de vinho tinto não é para as pessoas se embriagarem, mas que foi criada por consideração com a cidade e os peregrinos. E nós aqui a imaginar se o que sai da torneira for Syrah, então…!

