Mais uma revisitação deste Syrah alentejano, após termos descoberto uma garrafa perdida que estava mesmo à nossa espera!
A análise inicial tinha sido feita há 22 meses, em Janeiro de 2015. Hoje voltamos à carga para perceber como é que está este Syrah de 2010. E não é que continua muito bom e até melhorou desde então. E mais uma vez o problema é que já não há mais e não se sabe quando é que haverá!
O Syrah da Herdade da Malhadinha Nova é produzido em 27 hectares de vinha, resultando daí um Syrah poderoso! O teor alcoólico é de 15,5%. Foram feitas 6195 garrafas de 0,75l e 100 garrafas de 1,5l.
Em conversa com o enólogo da casa, Nuno Gonzalez, ficamos a saber que esta safra é somente a segunda que a Herdade da Malhadinha Nova fez de monocasta Syrah. O Syrah foi envelhecido em barrica. As uvas foram colhidas manualmente para caixas de 12 Kg e seleccionadas na mesa de escolha. A fermentação ocorreu em lagar a temperatura controlada com várias pisas durante todo o processo. Estágio de 18 meses, e não de 12 meses como diz na ficha técnica, em barricas novas de carvalho francês. Na ficha é dito, e nós confirmamos, que “espere pois no seu copo um vinho impetuoso, viril e carnudo, que nos deleita com o seu fruto maduro e que impressiona pelo seu corpo.” Também é dito que poderá ser guardado nas condições adequadas durante os próximos 10 anos. Temos pena que isso não possa acontecer!
A Malhadinha Nova é uma típica herdade familiar alentejana, situada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo. Desde 1998, a paixão e empenho da família levaram à transformação de terras havia muito abandonadas em solos capazes de dar vida a produtos genuinamente alentejanos e de elevada qualidade, dedicando-se à produção de vinhos e à criação de animais de raça autóctones em total harmonia com a Natureza e rigoroso regime de protecção com denominação de origem protegida.
A Adega da Malhadinha Nova, tradicional mas sofisticada, reúne um conjunto de características muito favoráveis à obtenção de vinhos distintos. Situada a escassos metros da vinha, a adega aproveita a inclinação do terreno, permitindo que todo o processo de vinificação se faça por gravidade. Como já referido, a uva é recebida em pequenas caixas de 12kg e descarregada directamente para os modernos lagares refrigerados, onde a pisa a pé conjuga na perfeição métodos tradicionais de vinificação e utilização de tecnologia por forma a obter da uva todo o potencial que a Natureza lhe deu na vinha. A cave de barricas, escavada na encosta a vários metros de profundidade, confere ao vinho excelentes condições para o envelhecimento. A vinificação ocorre de forma tradicional em lagares, graças à estrutura da adega em vários níveis, todo o processo é feito por gravidade, evitando a utilização de bombas susceptíveis de retirar muita da qualidade pretendida.
Do poeta francês Charles Beaudelaire lembramos o poema A Alma do Vinho, e o excerto que diz: “A Alma do vinho assim cantava na garrafa: Homem, ó deserdado amigo, eu te compus, Nesta prisão de vidro e lacre em que te abafas, Um cântico em que só há fraternidade e luz!”
Um topo de gama do qual vamos ter muitas saudades!
Classificação: 19/20 Preço: 20,00€


