Vale dos Barris, Adega Cooperativa de Palmela, 100% Syrah, Setúbal, 2015

Esta é a segunda vez que falamos deste Syrah da Adega Cooperativa de Palmela de Setúbal e intitulado Vale dos Barris!
A outra colheita tinha sido do ano de 2011 e não nos entusiasmou, apesar do ano!
Esta colheita, ou não fosse do ano de 2015, é bem diferente, para melhor. Deste modo podemos afiançar que é um bom Syrah. E com uma excelente relação qualidade-preço tendo em conta que custa menos de quatro euros!

Vamos ser claros e objectivos: durante muito tempo o Blogue do Syrah considerou este Syrah como o mais fraco Syrah feito em terras lusitanas! No entanto ganhou uma medalha de ouro no concurso internacional Syrah du Monde, onde apenas são avaliados vinhos feitos a partir da casta Syrah. É claro que podíamos avançar com várias teses para justificar esta medalha de ouro. O júri não estava nos seus melhores dias quando atribui esta medalha, ou isto é prova de que os Syrah portugueses são de facto espectaculares, pois basta ir um Syrahfraquinho” a um concurso internacional para ganhar logo uma medalha de ouro. Hoje com esta colheita o discurso tem que ser diferente. Não é dos mais fraquinhos e já se encontra num patamar médio/alto! As notas de prova referem que “Apresenta uma cor granada intenso, um aroma a frutos silvestres maduros, compota, complexado com notas de madeira. O sabor macio, com boa estrutura e taninos aveludados, termina com um final de boca prolongado com sugestões de baunilha, café e algumas notas de chocolate.”

Situado em plena área metropolitana de Lisboa, o concelho de Palmela está integrado na Região de Turismo de Setúbal – Costa Azul, ficando uma parte do território concelhio inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado e, uma outra, no Parque Natural da Arrábida. O concelho de Palmela está situado numa zona de clima temperado, embora com influências mediterrânicas e atlânticas. As temperaturas médias oscilam entre os 11º, em Janeiro, e os 30º, em Agosto. Fundada em 1955 com a designação de Adega Cooperativa da Região do Moscatel de Setúbal, iniciou a sua actividade em 1958.
A Adega Cooperativa de Palmela é um dos principais pólos de desenvolvimento do Concelho que é marcadamente agrícola e onde a vinha e o vinho têm por razões históricas um peso bastante grande. A principal zona vitícola situa-se na planície arenosa que constitui grande parte do Concelho de Palmela.

A Adega Cooperativa de Palmela iniciou a sua actividade com 50 associados e com uma produção que não excedia os 1,5 milhões de litros. Nos dias de hoje a produção ultrapassa os 8 milhões de litros, e a Adega dispõe de capacidade para atingir os 10 milhões, sendo 75% Vinho Tinto, 15% Vinho Branco e 10% Moscatel de Setúbal. Tem actualmente 300 associados que possuem uma área combinada de 1000 hectares. Uma parte substancial da sua produção é engarrafada através de 5 linhas automáticas com capacidade para 10.000 garrafas/hora. A Adega Cooperativa de Palmela tem vindo ao longo dos anos a actualizar a sua tecnologia, quer de fabrico quer de engarrafamento e hoje é uma unidade certificada desde 2003.

E tendo como pano de fundo a novidade que constitui este Vale dos Barris Syrah 2015 podemos terminar com esta frase de um anónimo que diz “Abrir uma garrafa de Syrah é como abrir um bom livro: Um universo surpreendente.”

 

Classificação: 16/20                                                       Preço: 3,99€

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.