Quinta do Monte Alegre, Xavier Santana, 100% Syrah, Setúbal, 2015

O Syrah da Quinta do Monte Alegre de Setúbal é um Syrah de qualidade e com uma boa relação qualidade/preço. Demos conhecimento dele nos anos de 2012, 2013 e 2014.
Hoje vamos apresentar o ano de 2015! A colheita continua a ser como a anterior, de qualidade superior. Ficamos todos a ganhar. O produtor mas também, como é óbvio, o consumidor. A grande diferença é que a evolução deste Syrah será mais rápida do que o habitual. O Syrah está mais encorpado e mais aromático apesar do tempo ser ainda curto! Vamos esperar para ver!

A Quinta do Monte Alegre está localizada em Fernando Pó, terra de vinho por excelência. Em termos de notas de prova, podemos falar de “fruta preta densa, notas químicas de alcatrão, cacau tostado, num todo intenso e imponente. Encorpado e texturado, com acidez alta bem integrada, taninos finos bem envolvidos, tudo franco, bem feito, directo.” Tem uma graduação alcoólica de 14%.

A Adega Xavier Santana foi fundada em 1926 por Xavier Santana precisamente, empresa que permaneceu em seu nome próprio até à década de 70, quando foi constituída em Sociedade Familiar com a designação actual de XAVIER SANTANA SUCESSORES, LDA. A actividade comercial da empresa centrou-se inicialmente na produção e comercialização de vinhos em barril e na preparação de azeitonas de mesa, na sua adega localizada na vila de Palmela, até aos dias de hoje. Em 1990, a conjuntura de mercado proporcionou o investimento da empresa no engarrafamento dos vinhos como aposta na sua expansão a vários níveis, sustentada pela relação superior de qualidade/preço dos seus produtos. Com o engarrafamento dos seus vinhos, a Xavier Santana apresentou-se ao consumidor com a marca de vinho de mesa Casta Rica, à qual se seguiu a marca Xavier Santana para vinho generoso, e mais recentemente, as marcas Terras da Vinha e Quinta do Monte Alegre, vinhos de Indicação Geográfica ‘Península de Setúbal’ e ‘Palmela D.O.’ respectivamente – os quais vieram a assinalar um novo patamar evolutivo na história da empresa.

O poeta inglês Joseph Addison escreveu:
“O Syrah põe o homem fora de si e dá ao seu espírito qualidades às quais é alheio, quando sóbrio.”
Então para que se tenha outra qualidades venha de lá mais uma taça do Syrah 2015 da Quinta do Monte Alegre!

 

Classificação: 16/20                                                       Preço: 5,85€

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.