Herdade dos Lagos, Soc. Agrícola Herdade dos Lagos, Lda, 100% Syrah, Alentejo, 2005

Apesar de já termos falado deste Syrah a propósito da colheita de 2006 aqui e da colheita de 2012 aqui, hoje vimos falar da colheita de 2005, que não conhecíamos, e pensávamos que estaria de todo esgotada. Mas Tiago Paulo, da garrafeira Estado de Alma, faz de vez em quando milagres e lá conseguiu “ressuscitar” umas quantas caixas que foi desencantar sabe-se lá aonde e que tem disponível para quem quiser beber este néctar com treze anos de idade, que está belíssimo ou não tivesse sido feito por António Saramago que dispensa outras apresentações!

O Syrah da Herdade dos Lagos, que fica no concelho de Mértola, é pois um Syrah regional alentejano, cuja produção foi de 7000 garrafas. “Apresenta cor rubi intensa. Aroma frutado a ameixa madura. Cheio, redondo, complexo, boa acidez, terminando longo.”
Foi vinificado pelo processo tradicional de curtimenta em lagares inox com temperaturas de fermentação a cerca de 28ºC. Teve um estágio em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses. A longevidade prevista era de 8 anos! Já vai em 13 anos e acreditem ainda vai resistir mais uns anos! Irá? Apresenta um teor alcoólico de 14,5 %.
Em cerca de 25 hectares crescem as castas Syrah (a estrela internacional), Aragonez (conhecida na Espanha como Tempranillo), Touriga Nacional (uma uva tradicionalmente usada no vinho do Porto) e Alicante Bouschet (do intenso jogo decor).

A Herdade dos Lagos é propriedade de Horst Zappenfeld, empresário alemão com interesses na área do transporte de carga por via marítima exporta mais de dois terços da sua produção anual de vinho para terras germânicas. Cerca de 70% do vinho é vendido para a Alemanha e também para a Suíça. O restante vai para o mercado nacional, onde não se trabalha com as grandes cadeias de supermercados, à excepção do Intermarché, mas há consumidores que adquirem os vinhos e o compram através das garrafeiras e dos restaurantes. Localizada próximo da localidade de Vale de Açor, na freguesia de Alcaria Ruiva, a Herdade dos Lagos perde-se de vista e por lá é possível encontrar gado e olival (80 hectares), além do maior alfarrobal de Portugal (260 hectares) e 25 hectares de vinha e onde trabalham a tempo inteiro doze pessoas. Em 2011 saíram da herdade perto de 130 mil garrafas, num total de 100 mil litros de vinho, e nos anos seguintes a produção teve valores semelhantes, sendo que cerca de 70% se destina à exportação, sobretudo para a Alemanha e para a Suíça.

Fernando Pessoa, nas Canções de Beber, escreve o seguinte:
‘Sob os ramos que falam com o vento,
inerte, abdico do meu pensamento.
Tenho esta hora e o ócio que está nela.
Levem o mundo: deixem-me o momento!’
Deixem-nos então mais uns momentos em paz e sossego enquanto degustamos o Syrah 2005 da Herdade dos Lagos!

 

Classificação: 17/20                                                      Preço: 7,50€

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.