Encosta do Sobral, 100% Syrah, Tejo, 2015

Estamos perante mais um novíssimo Syrah, do concelho de Tomar, portanto do Tejo, e do ano de 2015!
É a primeira colheita monocasta de Syrah, apesar da vinha ter já treze anos. Foram feitas sete mil garrafas. As notas de prova dizem-nos que tem “Cor vermelha intensa, aromas a frutos vermelhos maduros, cassis, balsâmicos e especiarias. Na boca revela-se poderoso, equilibrado, untuoso, com taninos maduros, com uma excelente profundidade e final de boca persistente.” Tem uma graduação alcoólica de 15,5%. No tête à tête, mostrou ter uma cor escura, muito carregada, é denso,encorpado e bastante aromático, como é apanágio da casta. O enólogo responsável é Pedro Sereno, que se prestou a conversar com o Blogue do Syrah e a responder a todas as questões.

A Encosta do Sobral encontra-se implantada na região do Ribatejo, mais propriamente no concelho de Tomar. A sua situação geográfica encontra-se privilegiada pela sua paisagem sublime e singular, bem como pela história do concelho, património, tradições, usos e costumes. Há várias gerações que a família proprietária se dedica à cultura da vinha e do vinho. No seu início a produção era de cariz familiar e o excedente colocado no mercado local. Ao longo dos anos verificaram-se alterações com aumentos graduais de plantação de vinha, porém nos finais da década de 90, procedeu-se a uma reestruturação dos vinhedos.
Esta foi acompanhada de um novo encepamento e emparcelamento, tendo sido atingido um total de 70 hectares, que num futuro próximo serão ampliados dada a excelente situação ecológica da zona. Na sequência desta remodelação construiu-se uma nova adega equipada com a mais recente tecnologia, situada na povoação do Outeiro a 8 km de Tomar.

As vinhas da Encosta do Sobral foram plantadas nas encostas soalheiras pertencentes às Freguesias da Junceira e da Serra. Este é um Syrah do Tejo mas numa zona muito particular da região, a 300m de altitude numa vinha de sequeiro e em terreno de xisto. Aqui a maior influência é da barragem do castelo de bode que nos permite ter uma maior precipitação anual juntamente com noites frescas de Verão. Este vinho nasce na Syrah 4 que é uma vinha que todos os anos nos abençoa com vinhos que ficam sempre no pódio . Esta versão de Syrah é um misto de concentração, frescura e untosidade. Foi engarrafado há um ano mas ainda pode melhorar com mais tempo em garrafa.

Fernando Pessoa, nas Canções de Beber, escreve o seguinte:
Se tive amores? Já não sei se os tive.
Quem ontem fui já hoje em mim não vive.
Bebe, que tudo é líquido e embriaga,
E a vida morre enquanto o ser revive.
O Syrah Encosta do Sobral de 2015 pode bem ser o Syrah que precisamos enquanto “o ser revive.” Este Syrah tem tudo para se tornar um “clássico”!

 

Classificação: 17/20                                          Preço: 8,95€

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.