Que dizer sobre os Concursos de Vinho?

Serão de confiança?
É esta a reflexão para hoje, ao sabor do calor estival, começando por falar em organizações sérias, júri acima de toda a suspeita, transparência acima de tudo. Pelo meio está o lucro e os bons negócios. E os grande vinhos alguma vez vencem concursos? A maior parte das vezes não. Valeria a pena correr o risco de perder para vinhos mais baratos?

Os grandes concursos internacionais recebem milhares de vinhos e, geralmente, mais de metade ganham medalhas, portanto as hipóteses de sair de lá premiado são muito elevadas. Ganham os bons e talvez alguns menos bons, também. Claro que os organizadores não ficam a perder: cobram em média 200 euros para receber um vinho a concurso.

O caso do Syrah é um pouco diferente. O concurso Syrah du Monde funciona a uma escala mais restrita. A sua área de influência, embora internacional, garante uma paridade e competitividade que asseguram uma igualdade onde todos podem ser premiados, sem desprestígio para uns e outros. Por exemplo, em 2017, estiveram a concurso 372 Syrahs, tendo sido atribuídas um total de 123 medalhas, menos de metade, portanto, coisa que não acontece, como dissemos, em outros concursos. Há assim grande Syrah premiado todos os anos em França.

Vamos ver se conseguimos arranjar algum para nosso deleite, além dos portugueses premiados, claro, que esses são bem nossos conhecidos!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.