Daily Archives: 20/02/2016

NASA ajuda a definir a Geórgia como o berço do Vinho!

georgia_wine

Tivemos conhecimento desta notícia recentemente, publicada em Janeiro passado no site Hvino News, e que diz estar a NASA (National Aeronautics and Space Administration, Estados Unidos) a ajudar a Geórgia a determinar se foi por lá que nasceu o vinho.

Faz muito que Sakartvelo, conhecida por cá como Geórgia, reclama estar na origem do que hoje chamamos vinho. Agora pretendem reconhecimento científico para este pleito.

De acordo com David Magradze, o chefe do Departamento da Agência Nacional do Vinho e Viticultura do país, o resultado final será conhecido em 2016, embora tenha sido inicialmente prevista para Dezembro de 2015. A pesquisa científica requer um processo a longo prazo até que os resultados finais possam ser publicadas.
“O primeiro resultado de modelos enviados para o laboratório da NASA mostrou um vestígio de ácido vinícola que se pode encontrar actualmente em  marcas de vinho europeus. Já chegaram entretanto mais amostras e a pesquisa estará concluída até final do ano. Declarar a Geórgia como berço do vinho será um fenómeno importantíssimo para a região, que vai fazer subir o interesse do mundo pela Geórgia “, disse Magradze. O governo da Geórgia começou a trabalhar no projecto em Janeiro de 2014.

nasa_georgia

Vários outros centros científicos internacionais, além da NASA, estão também envolvidos no projecto, com a Pennsylvania State University, Universidade de Montpellier, Universidade de Milão.

“Temos a certeza de que a Geórgia vai ser considerada o berço do vinho, mas os modelos precisam ser reconhecidos e confirmados pelos principais cientistas do mundo”, disse Levan Davitashvili, presidente da Associação Vinícola da Geórgia. “Nós não estamos interessados em provar que a confecção de vinho nasceu na Geórgia”, insiste David Lordkipanidze, diretor do Museu Nacional da Geórgia, em Tbilisi. “Esse não é o nosso objectivo. Há melhores perguntas a fazer. Por razão se começou a fazer vinho? Como se espalhou por todo o mundo antigo? Como se faz a ligação das castas de hoje com a uva selvagem original? Estas são as questões verdadeiramente importantes.”

De certeza nos próximos tempos haverá mais notícias sobre esta questão. Sem esquecer que precisamente a casta Syrah era dominante naqueles tempos!