Quinta do Escairo, 100% Syrah, Trás-os-Montes, 2012

escairo_garrafa

Foi mais uma vez o nosso amigo e companheiro de armas Jorge Cipriano, do Clube dos Vinhos Portugueses, que nos chamou a atenção para este Syrah, da zona de Vinhais. Ficámos obviamente felizes, como sempre, porque este seria assim o terceiro Syrah de Trás-os-Montes a aparecer no mundo Syraniano português. Só que o nosso entusiasmo cedo se desvaneceu… Porquê? É isso que vamos contar.

escairo-3

Quando tivemos conhecimento deste Syrah, fizemos aquilo que habitualmente costumamos fazer: procurar na Internet, esse lugar tão tenebroso quanto irresistível, informação relevante sobre o Syrah em causa!
Site, não havia!
Blogue também não há!
Havia sim presença no Facebook, o dito.
E nessa página havia um contacto telefónico!
Tentámos por mais de uma dúzia de vezes o contacto por essa via, sem sucesso. Deixámos por duas vezes em momentos diferentes uma mensagem privada e não obtivemos resposta. Deixamos de novo duas mensagens  em momentos diferentes no mural da página Facebook, e mais uma vez sem qualquer tipo de resposta. Os responsáveis da Quinta do Escairo não querem ser encontrados nem contactados e por isso não fazem qualquer tipo de esforço para chegar à fala com quem os procura. Mesmo não concordando com esta postura imprópria e conservadora, temos que respeitar  a vontade dos responsáveis da Quinta e por isso não voltaremos a estabelecer qualquer contacto seja de que espécie for com a Quinta do Escairo. Mais: esta foi a primeira e a única vez que falaremos desta Quinta e do seu Syrah, do qual não podemos dizer o que quer que seja e não iremos dizer o que quer que seja porque os responsáveis da Quinta do Escairo não o querem dar a conhecer!

E é assim a triste história de um Syrah que ficará na história mas que não tem história que se possa contar.

No texto de apresentação dos vinhos da Quinta na dita página de facebook é dito que: “É assim que os vinhos da Quinta do Escairo já estão no mercado e fazem sucesso.”
Não sabemos como isso é possível quando os responsáveis fazem o seu Syrah, por exemplo, viver na clandestinidade!

escairo-4

Vamos só fazer uma pequena apresentação, a apresentação possível!
A Quinta do Escairo é uma propriedade situada a 4 km da vila de Vinhais, na margem direta do rio Tuela e totalmente virada a sul, e é constituída por floresta de pinhal, sobreiros e diversa vegetação característica da zona. Na cota mais baixa, situa-se a vinha, onde predominam as tradicionais castas nacionais e algumas estrangeiras, nomeadamente Cabernet Sauvignon, Shardonnay, Syrah e Alicante Bouché.
O relevo em parte inclinado e o restante planalto, é aproveitado para o pastoreio de cabras de raça brava, em regime extensivo e em amplos parques vedados. Grande parte da propriedade é composta por floresta e mato rasteiro, onde predomina a urze, a giesta, a esteva e encontra-se dividida em parques vedados pela chamada rede ovelheira.

Shakespeare disse:
“O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria.”
Não é o caso do Syrah da Quinta do Escairo que se é ou não bondoso e de confiança nunca saberemos, por inoperância e procrastinação dos seus responsáveis!

 

Classificação:                                                    Preço:


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.