Quinta do Sobreiró de Cima, Sociedade Agrícola Comercial SA, 100% Syrah, Trás-Os -Montes, 2015

sobreiro_2_garrafa

Já falamos deste Syrah aqui, do ano de 2010.
Recentemente saiu o seu irmão mais novo, de 2015!
Nova roupagem, mais atraente, mais apelativo e moderno dentro do tradicional, mas o que realmente importa é o que está lá dentro!

O Syrah da Quinta do Sobreiró de Cima, é um Syrah com 14,5% de graduação alcoólica, tratando-se de um  vinho de “cor granada concentrada, um aroma confitado a lembrar fruta preta muito madura, alguma especiaria, com toque balsâmico da casta, na boca é muito cheio, aveludado com os taninos presentes e com um final longo e persistente.” A enologia mudou de mãos, estando agora a responsabilidade das grande decisões a cargo de Luís Cortinhas.

Apesar da evidente qualidade deste Syrah, no texto de Março de 2015, fomos muito caústicos em relação ao tipo de divulgação que a Sociedade Agrícola Comercial SA utilizava: simplesmente nenhuma!
Mas tudo isso mudou!
E agora o Blogue do Syrah, e todos os demais apreciadores, já não têm motivos de queixa. E ainda bem! Porque nós não gostamos de ser queixinhas e porque gostamos de ver um produto de qualidade ser divulgado como merece! O novo CEO da Sociedade Agrícola Comercial SA, Natacha Teixeira, fez uma revolução no modus operandi da empresa! Há um site que não havia, há uma página de Facebook que não havia, em resumo, hoje é fácil e possível contactar a Quinta do Sobreiró de Cima e obter informações, por exemplo sobre os seus vinhos, estando igualmente disponível um documento de apresentação muito bem elaborado, parabéns! Ficamos satisfeitos com todas estas mudanças porque este Syrah merece ter vida longa e para que isso possa acontecer é imperioso a divulgação ser feita e que esteja largamente disponível, acessível a todos!

sobreiro_2_quinta

Antes de terminar queríamos chamar a atenção para o seguinte aspecto: pode parecer que este Syrah, ao ter a mesma classificação da colheita de 2010, teria pois a mesma qualidade, pelo menos do nosso ponto de vista. Concluir isso é não perceber que o vinho tem uma curva ascensorial e que em relação a este Syrah ainda só estamos no início! Tem um longo caminho a percorrer. Palpita-nos que daqui a um ano ou um ano e meio a qualidade deste Syrah 2015 possa estar a um nível superior! Vamos estar atentos e voltaremos a ter motivos de interesse para voltar ao Syrah 2015 da Quinta do Sobreiró de Cima!

sobreiro_2_vinhas

Cervantes, que escreveu as aventuras e desditas do ilustre cavaleiro de La Mancha, Don Quijote, dizia que “O vinho que se bebe com medida jamais foi causa de dano algum.”
Não temos dúvida que este Syrah de Trás-Os –Montes não será causa  de dano pois a qualidade fala por si!

 

Classificação: 17/20                            Preço: 7,95€

sobreiro_2_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.