Casal Castelão, 100% Syrah, Lisboa, 2013

Este Syrah de Lisboa é a segunda colheita desta casa, tendo a primeira acontecido nesse longínquo ano de 2007, como aqui contámos. Tem diferenças em relação ao seu irmão. A primeira visual. Tem uma nova rotulagem, mais atraente e moderna. Depois é inequivocamente de qualidade superior como se vai perceber no final quando a classificação for atribuída.
E finalmente o preço. É o Syrah mais barato de sempre!
Custando o que custa, a partir de agora ninguém, mas mesmo ninguém, poderá dizer que nunca provou um Syrah devido ao seu preço.
É candidato ao prémio melhor Syrah na relação qualidade/preço!

Na família desde 1907, o Casal do Castelão é uma propriedade familiar que tem como única actividade a vitivinicultura. Aliando tecnologias enológicas de vanguarda ao saber e tradição de gerações, a herdade cria vinhos de qualidade respeitando a pureza das castas.Localizado junto à costa atlântica a norte de Lisboa, o Casal Castelão apresenta-se no mercado como um defensor das características particulares de cada casta. Através de uma vinificação tradicional em que o vinho fica em contacto com a película durante, no mínimo, dois meses, extraindo assim da uva todo o seu potencial.Os vinhos dão a conhecer todas as características de algumas das mais prestigiadas castas nacionais e internacionais.Os vinhos do Casal Castelão são vendidos para o mercado externo nomeadamente para Pernambuco no Brasil, a Estónia, o Luxemburgo, a China e a Polónia.

Este Syrah, de cor rubi e aroma frutado, surge-nos, segundo as notas de prova que escolhemos, “cheio de corpo, bem estruturado, sofisticado com um final de boca persistente e prolongado. Podem ainda ler-se tons de fruta preta discreta, pimenta e outras especiarias. Na boca um pouco ligeiro, com acidez viva, final saboroso.” Tem uma graduação alcoólica de 13%. Sozinho ou acompanhado, é ideal para pratos de caça, carnes vermelhas e queijos, como aliás qualquer Syrah.

O romancista e Prémio Nobel da Literatura Hermann Hesse escreveu:
“Muitas vezes procurei essa alegria, esse sonho, esse esquecimento, numa garrafa de vinho. E não raramente isso me ajudou. Fique-lhe registado o meu agradecimento. Mas o vinho não me bastava.”
E assim nos vamos, mais uma vez satisfeitos, acompanhados por mais um Syrah que podemos mais uma vez dizer impressiona na relação qualidade/preço.
Que venham outros assim e o nosso trabalho ficará ainda mais fácil!
“Se faz favor! Uma garrafa para esta mesa! Não, desculpe a esse preço levo mas é também uma caixa para casa!”
Haja Deus.

 

Classificação: 16/20                                                     Preço: 1,69€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.