Acabou o pingo nas garrafas de Syrah!

O mundo das invenções tem destas coisas, novas ideias para velhos problemas!

Então é assim: um cientista da Universidade de Brandeis, nos EUA, engendrou um novo design para o gargalo da garrafa de Syrah para evitar aquele pingo irritante que escorre garrafa abaixo quando se acaba de servir a bebida. Daniel Perlman, amante de Syrah, inventor e biofísico, queria uma solução que não envolvesse um sistema adicional e passou três anos estudando como o liquido flui através da borda de uma garrafa.

Claro, podemos fazer o que fazem os sommeliers em restaurantes, envolver um guardanapo em torno do pescoço da garrafa para reter o líquido, mas quem tem tempo para isso?

A solução encontrada foi cortar um sulco logo abaixo do lábio, criando assim uma garrafa de vinho sem gotejamento.

Perlman é um inventor de renome com mais de 100 patentes registadas, desde equipamentos de laboratório até produtos alimentares. Mais recentemente, inventou farinha de café, um ingrediente alimentar e suplemento nutricional derivado de grãos de café.

Há dispositivos para colocar no pescoço da garrafa, mas Perlman não queria que os consumidores tivessem que dar um passo adicional depois de fazerem a compra. “Eu queria mudar a garrafa de vinho em si”, diz ele. “Eu não queria que houvesse o custo adicional ou inconveniente de comprar um acessório.” Perlman estudou vídeos em câmara lenta de líquido sendo derramado. Ele observou primeiro que o escorrimento era mais extremo quando uma garrafa estava cheia ou perto dela. Ele também viu que o fluxo tende a ondular para trás sobre o lábio e correr para o lado da garrafa de vidro, porque o vidro é hidrofílico, o que significa que atrai água. Usando uma ferramenta cravada de diamantes, Perlman, auxiliado pelo engenheiro Greg Widberg, criou um sulco circular ao redor do pescoço da garrafa logo abaixo do topo. A gota de vinho que da forma actual iria cair garrafa abaixo, encontra o sulco, mas não pode atravessá-lo. Em vez disso, ele cai imediatamente para fora da garrafa juntamente com o resto do vinho. Após muitos testes, Perlman encontrou a largura perfeita, cerca de 2 milímetros, e a profundidade, cerca de 1 milímetro.

O actuais modelos de garrafas de Syrah datam do século XIX e não mudaram muito desde então. Cerca de 200 anos de pingos e nódoas podem estar a chegar ao fim. Perlman está em negociação com os fabricantes de garrafas sobre a adopção generalizado do seu projecto.

 

 

Eis então que com esta inovadora garrafa nem mais uma gota de Syrah será desperdiçada!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.