Hoje temos a alegria e o prazer gustativo de apresentar o Syrah da Quinta Vale de Fornos e do ano de 2015! Syrah que já sabíamos que andava por aí mas que tardava a chegar a Lisboa! Entretanto conhecemos o Filipe Baltasar que é o director do supermercado Leclerc em S. Domingos de Rana e simultaneamente o responsável pela secção de vinhos! Em conversa franca viemos a saber que já conhecia o Blogue do Syrah e que fazia questão em arranjar o Syrah Quinta Vale de Fornos! Dito e feito! Numa semana a questão resolveu-se e valeu a pena porque se trata da melhor colheita deste Syrah ou não fosse do ano de 2015!
O Syrah da Quinta Vale de Fornos, um vinho de cor granada, que segundo as notas de prova é “Muito complexo aromaticamente, destaca-se a harmonia entre a fruta madura, as compotas e as especiarias. Com uma profundidade e frescura inigualáveis, é na boca que se expressa todo o potencial de evolução deste Syrah Reserva 2015.”
Tem uma graduação alcoólica de 15%. Quatro colheitas viram até agora a luz do dia: as de 2005, 2007, 2012 e esta, em análise, de 2015.
A Quinta Vale de Fornos situa-se no concelho da Azambuja, em pleno coração do Ribatejo, beneficiando de uma excelente localização e de uma deslumbrante envolvência paisagística.
A Quinta Vale de Fornos é hoje o resultado da história que ao longo dos séculos por ali passou, consolidando a sua responsabilidade cultural. Comprada por Dª Antónia Ferreira (a Ferreirinha) para oferecer à sua filha, por altura do casamento desta com o 3º Conde da Azambuja, esta propriedade foi palco de vários episódios históricos, onde figuraram tão ilustres nomes como Napoleão e Cristovão Colombo.
Diz-se que nesta propriedade estiveram alojadas as tropas de Napoleão durante as invasões Francesas e pelos seus vinhedos terá também passado Cristovão Colombo a caminho da casa de D. João II em Vale do Paraíso, para comunicar ao Rei a descoberta do Continente Americano.
Sendo uma propriedade de 200 hectares que alia a herança histórica e a tradição cultural ao lazer, aos eventos e, principalmente, à produção de vinhos, a Quinta Vale de Fornos torna-se um espaço único para quem a visita, onde impera a sintonia entre as suas diversas valências, entre elas o Enoturismo e Eventos.
Com uma tradição que remonta ao século XVIII, o objectivo da Quinta Vale de Fornos é internacionalizar a sua esfera comercial, preservando os seus valores culturais e as características próprias dos seus produtos. Dispondo de uma imponente casa senhorial, cuja traça e cor, características das paredes, sempre foram mantidas, a propriedade goza de uma forte tradição, tanto pela antiguidade e pelo património, como pela ligação a ilustres famílias da Nobreza.
A Quinta de Vale de Fornos foi adquirida pelos presentes proprietários em 1972 a D. Pedro de Bragança.
O Syrah da Quinta Vale de Fornos é um daqueles vinhos com peso histórico a que ciclicamente apetece regressar! Alguém disse que a “Realidade é a ilusão que se apodera da pessoa quando lhe falta vinho.”
Que o Syrah da Quinta Vale de Fornos não nos falte!
Classificação: 18/20 Preço: 12,45€