Quinta dos Termos, Reserva do Patrão, 100% Syrah, Beira Interior, 2015

Estamos perante uma nova colheita do Syrah Quinta dos Termos, do ano de 2015!

É indiscutivelmente um Syrah de qualidade superior e esta colheita confirma de novo a sua excelência, embora não seja fácil de encontrar na Grande Lisboa!

Já o dissemos mais do que uma vez e continua a ser verdade!

As notas de prova que escolhemos dizem que “é rico de cor, tem aroma intenso e torna-se muito atraente na boca, graças aos seus taninos aveludados”, e tem uma graduação alcoólica de 14%. Tem pela frente um caminho de evolução a fazer! O rótulo não nos diz que se trata de Syrah, o que não é uma situação vulgar em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países como por exemplo a França. Mas fala em “reserva do patrão”, mostrando bem que o produtor, João Carvalho, igualmente professor universitário na Universidade da Beira Interior e também presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior, tem bom gosto!

A Quinta dos Termos está de costas viradas para a Serra da Estrela, com exposição sul, em declive meio acentuado e resguardada a norte pela montanha que a delimita. A Quinta dos Termos apresenta um terroir próprio que marca de forma indelével os vinhos ali produzidos. A Quinta é possuidora de um microclima próprio e de terras pobres, que naturalmente disciplinam as variedades mais produtivas. Ali se cultivam as castas tradicionais da Beira Interior, tais como Trincadeira, Jaen, Rufete, Marufo, Tinta Roriz, Tinto Cão, Afrocheiro Preto, Touriga Nacional, Baga, Siria e Fonte Cal e ainda algumas do Novo Mundo tais como Petit Verdot e Sangiovese, e a nossa Syrah, claro. Esta quinta é o maior produtor da região com Denominação de Origem da Beira Interior, actualmente a produzir cerca de 700 mil litros por ano.

A propriedade de 56ha tenta ser o mais biológica possível, não usando herbicidas nem pesticidas e prezando sempre a utilização de produtos naturais, que, apesar de serem menos eficazes e darem mais trabalho, compensam no resultado final. Os solos são graníticos e ricos em sílica. O portefólio da Quinta é composto por 22 vinhos, sendo 14 Tintos, 4 Brancos 1 Rosé e 3 Espumante Natural, todos eles com a marca Quinta dos Termos. Em 1993, terminados os arrendamentos, a Quinta volta novamente para a família na pessoa de João Carvalho, filho de Alexandre Carvalho, que resolve dar corpo ao projecto de viticultura actual. João Carvalho a partir de 1993, aliando a sua vida de empresário têxtil e de professor do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade da Beira Interior, decide meter mãos à obra e começa por reestruturar as vinhas. Adquire novas parcelas, ilhas isoladas no interior da Quinta e novos direitos de plantação, possuindo hoje cerca de 42 ha em plena produção e 12 ha em início de produção. A produção do vinho encontra-se certificada pelo regime de Produção Integrada.

O escritor e músico espanhol Vicente Espiñel escreveu: “O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todods os pesares.”

O Syrah da Quinta dos Termos 2015 tem a capacidade de fazer tudo isto! Merece que se beba mais do que uma taça…
Vamos a isso!

 

Classificação: 17/20                                                                      Preço: 10,45€

 

 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.