Ameias, Sivipa, 100% Syrah, Setúbal, 2013

ameias_rot

Desta vez em Setúbal, para falar de um syrah que tem vindo paulatinamente a melhorar ao longo dos anos. O melhor é mesmo este de 2013. Estamos a falar do Ameias da Sivipa – Sociedade Vinícola de Palmela, S.A.

Um syrah que bebemos ciclicamente, com uma boa relação qualidade-preço, e que de ano para ano nos tem agradado cada vez mais.

É um syrah com uma graduação alcoólica de 14,5%. É feito de vinhas com 12 anos de idade, na pujança da vida portanto, provindo de solos arenosos típicos daquela zona da península de Setúbal.

Podemos caracterizar este syrah em termos visuais como possuindo grande intensidade corante de tons rubi escuro e as notas de prova dizem-nos que tem “aroma a frutos vermelhos maduros, e é macio, redondo e equilibrado.”

Tem ganho vários prémios nacionais e internacionais e foi produzido em 2009, 2010 e a presente safra de 2013.

Nos últimos anos os monocasta da SIVIPA têm sido premiados em todo o mundo. Nesta nova colheita de 2013 destaca-se o Syrah, que acaba de obter também 90 pontos da AEP – Associação de Escanções de Portugal, recebendo a prestigiada Tambuladeira de Ouro. Os prémios são tanto mais extraordinários quanto o posicionamento da SIVIPA é partilhar o melhor da região de Palmela a preços acessíveis.

Nós aqui no blogue do syrah não nos deixamos deslumbrar com os prémios. Degustamos o vinho e damos o nosso parecer, subjectivo, mas sempre o mais imparcial possível , na nossa qualidade de consumidores e amantes desta bebida…  e nada mais do que isso!

E agora é relevante dar aos nossos leitores falarmos sobre alguns dados sobre a Sivipa.

sivipa

A SIVIPA – Sociedade Vinícola de Palmela, SA foi criada no ano de 1964 por um grupo de vitivinicultores que se uniram para formarem esta sociedade com o objectivo de engarrafar os vinhos das suas produções e de os colocarem no mercado.

O objectivo seria conseguir obter uma mais valia através do mercado de vinhos engarrafados, pois nesta altura pretendia-se acabar com a comercialização de vinhos a granel e vinhos em barril.

Entretanto na década de 90 entrou para o capital da sociedade uma das famílias com maiores tradições na produção de vinhos da região de Palmela, a família Cardoso, que através dos seus 400 ha de vinhas e com produções na ordem de 2 milhões de litros anuais assegurava uma maior homogeneidade na qualidade dos vinhos. Nesta altura começou-se a apostar nos vinhos certificados e de maior qualidade.

publi

Hoje em dia a Sivipa é uma sociedade com grande reputação na produção de vinhos e moscatéis.

Somente três dados importantes a considerar e a reter:

Volume de vendas no primeiro ano – 1 012 000 litros.

Inicio da produção de Moscatel de Setúbal – ano de 1979.

Construção da actual linha de engarrafamento – ano de 1999.

Alexandre Santucci disse que “Abrir um bom syrah e saborear a vida é tão bom quanto sempre encontrar um motivo para sorrir, e isso é tão parecido com o amor! “

Ora aí está! O Ameias syrah pode ser o primeiro passo para isso mesmo!

 

Classificação: 15/20                                           Preço: 6,50€

ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.