Neste vídeo verdadeiramente espectacular, apresentado em três partes, Michael Fagan leva o enófilo, e o público em geral, por uma viagem inesquecível a um dos paraísos dos amantes de Syrah: o Vale do Rhône.
As margens deste famoso rio são a casa-mãe de muitas das variedades de uvas que são plantadas em todo o mundo. Syrah, Grenache e Mourvèdre têm crescido aqui por gerações. No abraço do sol radiante, vento mistral implacável e solos rochosos, produzem-se vinhos que são tão saborosos quanto generosos.
Não vamos discutir por agora se a casta Syrah tem aqui a sua origem, Vale do Rhône, ou se veio de outra parte do mundo, aqui se sedentarizou e se espalhou por todo o mundo. O que é importante saber e ter presente, é que todo o Syrah que existe no mundo moderno veio daqui, veio do Vale do Rhône, tal como o Syrah português que tanto admiramos e teimamos a dar a conhecer.
São assim mais de 140 mil hectares em todo o mundo quando ainda nos anos oitenta era menos de 10 mil. A casta Syrah é pois considerada uma verdadeira casta internacional e para nós Blogue do Syrah a casta mais significativa da Vitis Vinífera. Que alguém nos venha contradizer!