Herdade das Mouras, Herdade das Mouras de Arraiolos, 100% Syrah, Alentejo, 2015

mouras_garrafa_2015

O Syrah da Herdade das Mouras é o segundo Syrah de 2015, de que temos conhecimento, a ver a luz do dia! O primeiro tinha sido o Vinhas de Pegões de Setúbal que  analisamos aqui. Mas há uma curiosidade extra: ambos de do mesmo enólogo – Jaime Quendera! É caso para dizer “Este homem está em todas!”

As notas de prova dizem que é “um Syrah de cor vermelho rubi. O aroma é de compota de frutas silvestres e especiarias. O paladar é encorpado e com final de boca elegante.” O consumo pode ser imediato ou durante os próximos 5 anos. A graduação alcoólica é de 13,5%. Este 2015 provavelmente ficará nos anais da história como um ano súpero em termos de Syrah, e vinho, produzido, pelo que já se vai vendo, a ainda falta ver muito!

O projecto Adega das Mouras começou no ano de 2000. A herdade tem na totalidade mais de 300 hectares, estando uma grande parte ocupada com vinha. A herdade tem um verdadeiro mar de vinhas com mais de 226 hectares, sendo uma das três maiores vinhas contínuas da Europa, que ficou completa entre 2004/2005. As cepas mais velhas são de 2002, ano em que se começou a plantar a vinha. Entre 2000 e 2002 arrancou-se vinha para produção de uva de mesa que já lá existia e estudou-se o terroir específico da Adega das Mouras , de forma a preparar-se o solo para plantação de vinho e decidir-se as castas indicadas.

mouras_vinha

A Adega das Mouras de Arraiolos é um projecto empresarial privado. Localizada no município de Arraiolos, histórica Vila do Alentejo, conhecida pela sua tradição secular de fabrico de tapetes bordados à mão, com o mesmo nome da terra, a Herdade das Mouras de Arraiolos é um testemunho vivo de uma nova geração de produtores que enriquece as mais genuínas tradições.

A aposta vai para a venda em quantidade nas grandes superfícies, que é onde este syrah pode ser encontrado, não sendo por isso de surpreender que a adega tenha sido projectada, precisamente antes da vindima deste ano, para ter uma capacidade de produção de perto de 3 milhões de litros e de armazenamento cerca de 5 milhões.

A nossa frase de hoje é de autor desconhecido, mas nem por isso menos significativa: “Um pouco de imaginação multiplica o encanto de beber Syrah.”
O Syrah da Herdade das Mouras é um Syrah novo, não muito complexo, fresco, para um tinto, e com uma relação qualidade/preço muito apreciável.

Mestre Quendera está mais uma vez de parabéns.
E já agora para que conste: a qualidade é bem superior em relação ao seu “irmão” do ano anterior.
Está obviamente aprovado… vamos a ele!!!

 

Classificação: 16/20                                                     Preço: 2,20€

mouras_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.