Taça Syrah

taca_syrah

Pois não é que deambulando por este território quase infinito de informação, curiosidades e muito mais que é a Internet, encontrámos uma taça denominada especificamente para conter o nosso bem amado Syrah?!

Exactamente como se pode ver, e ser adquirida a partir de um lugar na rede com localização no Brasil dos nossos irmãos, logo para eles será muito mais fácil o processo de aquisição… e que depois nos venham aqui contar!

compra_taca_syrah

Citando directamente a Ficha Técnica, podemos ler:

Cristallerie Strauss
Volume: 570ml
Altura: 230mm
Composição: 24% PbO

 O chumbo dá mais leveza, delicadeza e sonoridade, além de fazer com que a espessura da taça seja mais fina. As taças de cristal também são mais porosas. Esse factor também é positivo, pois, ao girarmos um vinho enquanto o degustamos, forçamos as moléculas contra a parede áspera, quebrando-as e, desse modo, obtendo grande concentração de aromas.

 O vinho tinto precisa de espaço para respirar, pois tem aromas e sabores muito intensos. Por isso, a taça tem corpo grande, fazendo com que se libere toda a sua potência. O formato também é ideal para que a bebida possa “dançar”. Por esse motivo, também é importante lembrar que ela deve apenas ser preenchida até um terço de sua capacidade.

 Possuem o bojo grande, mas têm a borda mais fechada para evitar a dispersão de aromas, concentrando-os. A aba fina direcciona o vinho para a ponta da língua, permitindo que a untuosidade e os sabores frutados dominem antes que os taninos sejam direccionados para a parte de trás da boca.

Aqui fica então a ideia de hoje, e quem sabe se neste nosso Portugal alguém se lembra de fazer semelhante, para podermos dizer como Ludwig Van, esse mesmo, o grande Beethoven:
“Depois de um árduo dia de trabalho, uma taça Syrah com Syrah é um conforto!”

Assim nos vamos, até ao nosso regresso!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.