Cascalheira, ASL Tomé, 100% Syrah, Setúbal, 2015

garrafa

Mais um Syrah de 2015, e de Setúbal!
A península de Setúbal tem sido pródiga em lançar Syrah de 2015, o que nos deixa sempre contentes, porque o que tem acontecido é os Syrah da última colheita serem de qualidade superior aos anteriores. E mais uma vez isso acontece aqui!

Este Syrah do Pinhal Novo, cujas instalações foram visitadas por nós como aqui se documenta, é um vinho de qualidade, mas a um preço muito acessível, abaixo dos quatro euros, o que é sempre de louvar! Este Syrah é feito desde 2008, e com grande sucesso. Todo ele comercializado na zona e arredores, em termos de restauração, sem nunca considerar o resto do país ou a exportação.

img_5676

O Cascalheira Syrah é um vinho de taninos envolventes, macios e maduros, com fruta bem madura, de que resulta um vinho suave e encorpado. A vinificação foi feita em cubas de inox após um desengace completo, onde terminou a fermentação alcoólica com temperatura controlada, depois de maceração prolongada. Seguiu-se um curto estágio de 3 meses em carvalho francês. Apresenta cor intensa, notas de fruta preta, acidez marcante e final longo. Aroma limpo. Na boca apresenta boa estrutura e boa persistência. Possui uma graduação alcoólica de 14,5%.

img_5698

Cada garrafa é vendida à porta da adega a 3,5 euros, preço que sobe quando o Syrah é vendido na restauração da zona. A este tema disse-nos o produtor Carlos Branco: “A nossa preocupação sempre foi a de produzir um Syrah ao nível dos Syrah de topo que se fazem na Península de Setúbal, mas a um preço muito mais contido, com o intuito de obter uma relação Qualidade/Preço benéfica para o consumidor. Conseguimos fixar o preço final em 3,50€ cada garrafa e não pensamos alterar o preço nos próximos anos.” A venda traduz-se principalmente em vinho engarrafado, embora ainda subsista a venda de vinho em barril (a granel) em muitas das tabernas do distrito de Setúbal.

img_5712

Recentemente, a firma ASL Tomé passou a fazer parte da Rota das Adegas da Península de Setúbal, tendo para o efeito recuperado uma casa de lagares antiga, onde decorrem com frequência eventos de cariz cultural (concertos, workshops), provas de vinhos, festas temáticas e conferências, havendo ainda uma galeria para exposição de pintura e fotografia.

O escritor Roland Betsch escreveu:
“No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. No vinho espelha-se a vida.”
Assim mesmo!

 

Classificação: 16/20                                           Preço: 3,50€


 

2 thoughts on “Cascalheira, ASL Tomé, 100% Syrah, Setúbal, 2015

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.