Fonte grátis de vinho em Itália, região de Abruzzo

Se estivéssemos pois em Caldari di Ortona, na dita região, poderíamos ter vinho grátis de uma fonte pública, instalada por uma vinícola local, a Dora Sarchese, que funciona 24 horas por dia. A ‘fontana di vino’ fornece vinho tinto e basta carregar num botão para sermos servidos

Todos podem usar a fonte livremente, embora exista principalmente para matar a sede dos que fazem o Caminho de Santiago em peregrinação, que por ali passa.

fonte-de-vinho-dora-sarchese-2-e1476502188496

Caldari di Ortono pertence à região demarcada de Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane, mas a Dora Sarchese não revela que tipo de vinho alimenta a fonte.

Milhares de pessoas percorrem o Caminho de Santiago entre Roma e Ortona todos os anos, portanto imagina-se que o fontanário tenha muito público.

De qualquer maneira a ideia não é original, fontes de vinho por toda a Europa já existiram em tempos. Veneza teve uma na praça de S. Marcos durante o Carnaval. Em 1520, durante o encontro de Henrique VIII de Inglaterra e Francisco I de França, uma fonte de vinho grátis foi instalada no local para ser usado pelos participantes à conferência.

wine_fountain

Em Abruzzo, a Dora Sarchese enfatiza que a fonte de vinho tinto não é para as pessoas se embriagarem, mas que foi criada por consideração com a cidade e os peregrinos. E nós aqui a imaginar se o que sai da torneira for Syrah, então…!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.