Madre de Água, 100% Syrah, Terras do Dão, 2012

Hoje vamos falar novamente  de um dos Syrah do Dão, o Syrah Madre de Água! Na altura quando foi apresentado aqui, dissemos que mostrava “possuir qualidades que muito apreciámos”. É de 2012, de Gouveia!

É um Syrah que não tendo tido um desenvolvimento aromático digno de registo, merece voltarmos a falar dele após um ano e três meses porque os seus responsáveis fizeram, e bem, uma renovação em toda a gama que passou por um reposicionamento da marca Madre de Água no mercado em termos de preço no consumidor. Isto significa que o Syrah Madre de Água que custava 17 euros, hoje custa 7,5 euros! E isso faz toda a diferença até porque sempre pensámos que o preço era algo elevado. Hoje podemos afirmar que se trata de um bom Syrah na relação qualidade/preço. A empresa Madre de Água, Lda., situa-se na freguesia de São Pedro, concelho de Gouveia, distrito da Guarda. A empresa gira à volta de um Hotel, o Madre de Água Hotel Rural, que está localizado apenas a 5 minutos de carro da cidade de Gouveia, na encosta da Serra da Estrela, numa quinta que produz além de Syrah, queijo e azeite. É neste espaço algo idílico que se produz o Quinta de Madre de Água Syrah.

Este Syrah tem uma graduação alcoólica de 13,3%. A enóloga é Francisca Pereira. No rótulo da garrafa pode ler-se o seguinte: “A cor púrpura envolta em reflexos violáceos envolve-se graciosamente com os taninos concedendo um corpo médio com acidez leve. Invade os sentidos através do seu aroma de ameixa com toque mentolado compondo um belo bouquet ao nariz. Tipicamente frutado onde a especiaria ocupa lugar de destaque, proporciona um memorável prazer a quem o consome. Vinho de altitude, Terras do Dão.”

Quanto ao Hotel e natureza envolvente, é o refúgio certo para partir à descoberta de uma região emblemática de Portugal. Situado a cinco minutos de Gouveia, junto à aldeia de Vinhó e a pouco mais de 20 quilómetros da Torre, lá no alto da Serra da Estrela, o Hotel possui 10 quartos que oferecem conforto e atmosfera para viver o que há de mais autêntico e tradicional nesta região do país. É o caso dos vinhos da Região Demarcada do Dão, que pode conhecer logo a partir da vinhas, como já foi referido. Extremamente cuidadas, compõem a paisagem que envolve todo o Hotel e é através delas que se produzem vinhos assentes em castas tão tradicionais quanto a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen, Vinha Velha, Encruzado ou Gouveio e naturalmente agora com o Syrah.

O escritor francês Claude Tillier dizia que:
“Comer é uma necessidade do estômago; beber é uma necessidade da alma.”
Beber este Syrah a partir de agora será uma muito apreciável necessidade para quem quiser voltar ciclicamente aos Syrah do Dão!

 

Classificação: 17/20                                                     Preço: 7,50€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.