Encosta de Mouros, Adega Cooperativa da Mealhada, 100% Syrah, Bairrada, 2009

mouros_garrafa

Hoje começamos o dia por dizer da nossa isenção, enfatizando mais uma vez que o Blogue do Syrah não está ao serviço de quem seja, a não ser do grupo de consumidores exigentes ao qual pertencemos.

Por isso se um Syrah nos espanta, e nele encontramos características extraordinárias, não temos problema algum em o afirmar a plenos pulmões, não tendo nada a ganhar com esse facto a não ser o prazer de revelar algo tão fantástico e, se for possível, em primeira mão. Mas o que nunca esperámos foi que o contrário também iria de acontecer. E este é o primeiro caso. Infelizmente não é o único, mas é o primeiro de que falamos, ou seja, um monocasta Syrah a 100% que é um Syrah deplorável e mal amanhado, que de Syrah como nós o entendemos nada tem e, como tal, é considerado pelo Blogue do Syrah como inclassificável na bitola de 14 a 20, portanto nada mais nos resta senão atribuir-lhe um 0!

Outra coisa lamentável, e esta crítica não é feita pela primeira vez, infelizmente, é em relação ao tipo de divulgação que a Adega Cooperativa da Mealhada utiliza. E qual é? Nenhuma. Absolutamente nenhuma! Esta sociedade detentora do Syrah Encosta dos Mouros não tem site, não tem blogue, não tem sequer Facebook, não está presente em nenhuma outra rede social. Não há nada em discurso directo sobre esta sociedade e este Syrah. O que há é em sítios informativos, o nome da sociedade, a morada nº de telefone e nº de fax. Mais nada!

mouros_adega

Mas bem vistas as coisas ainda bem que é assim, porque em relação a este Syrah é preferível que o público consumidor nem sequer saiba que existe, porque assim não é tentado a ser ludibriado.

As notas de prova presente no contra rótulo da garrafa dizem que possui “aroma muito complexo a fruta madura de bagos vermelhos e ameixa, com notas de chocolate e especiarias. Apresenta intensidade corante muito persistente. No palato é equilibrado com boa estrutura e final de boca longo.”

Durante a nossa prova e degustação, tudo isto se revelou falso! Este Syrah é uma bebida de mau gosto, no sentido literal do termo, que chega a dar arranco de entranhas. Tem uma graduação alcoólica de 13,5%. Foram produzidas 7243 garrafas, cabendo à que foi bebida parcialmente pelo Blogue do Syrah, a muito custo, o número 5006.

O grande orador, filósofo e político romano, Cícero, já dizia que “Os vinhos são como os homens: com o tempo os maus azedam e os bons apuram.”

O Syrah da Adega Cooperativa da Mealhada nem precisa de tempo para azedar. É um vinho que nunca devia ter sido lançado no mercado. Os consumidores merecem mais e melhor.

Felizmente que o mundo do Syrah vai muito para além deste sobressalto!

 

Classificação: 0                         Preço: 6,00€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.