Monte Seis Reis, 100% Syrah, Alentejo, 2013

seis_reis_garrafa

Passados vários anos desde a última safra, o Monte Seis Reis volta a lançar no mercado o respectivo Syrah, que já degustámos devidamente, e que mais uma vez se revela de absoluto gabarito!

O ano é 2013, a graduação alcoólica 15%, a tiragem foi de 7000 garrafas. Produzido exclusivamente a partir das melhores uvas desta casta cada vez mais alentejana, colhidas no seu melhor ponto de maturação e vindimadas após criteriosa selecção, tudo isto torna este Syrah um dos mais distintos e de melhor qualidade do Alto Alentejo. Falamos de Estremoz, essa vila integrada em região bendita pelo Syrah do Alto Alentejo!

“Com cor bastante intensa, revela todos os aromas típicos desta casta, apimentados pelo estágio na madeira. Destacam-se as especiarias o sabor elegante e aveludado, com um persistente volume de boca.” Indica o produtor que este Syrah tem uma “Evolução positiva durante 7 a 10 anos, se conservado em local fresco, escuro e a garrafa deitada.”

seis_reis_quinta

O facto de no Monte Seis Reis não haver Syrah todos os anos, como seria normal, deve-se a um único motivo: a preservação da qualidade. Se a uva de um determinado ano não atinge o standard máximo devido, já presente em anos anteriores, então essas uvas Syrah vão para fazer vinhos de mistura com outras castas!

Johann Strauss dizia: “Uma valsa e um vinho, sempre pedem bis.”
Deixemos pois as valsas para outras núpcias e vamos ao que importa, porque este Syrah do Monte Seis Reis vai pedir sempre bis, afiançamos!

 

Classificação: 18/20                                            Preço: 11,50€

seis_reis_2013_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.