Quinta da Tôr, 100% Syrah, Algarve, 2014

tor_17_garrafa

No final do ano passado saiu um Syrah diferente!
E que diferente é este Syrah!
O novo Quinta da Tôr, 100% Syrah, vem com o ano de 2014!
O seu irmão do ano anterior já tinha sido por nós apresentado aqui.

tor_17

O Quinta da Tôr 2014 é o mais alcoólico Syrah português e provavelmente o mais alcoólico de todos os Syrah do mundo, daí a diferença! Não temos a certeza deste facto, mas é fácil de entender que será muito difícil lançar para o mercado um Syrah com uma maior graduação alcoólica. São 17%!!

Com veemência afirmamos: este não é um Syrah fácil! É um Syrah que tem que ser consumido com uma moderação redobrada e com cuidados extras. Muito alcoólico e muito doce, como de facto é, pode ser a conjugação explosiva para afastar muitos consumidores de palato menos arrojado. É de facto um Syrah sui generis, onde não há lugar para meias tintas, ou se gosta, como é o nosso caso, ou não! Se a safra anterior já tinha mostrado potencialidades, esta superou as nossas expectativas. Partam em sua demanda, confirmem e comentem de sua justiça.

Este Syrah é da região de Loulé, mais precisamente a 7 kms da capital do concelho.
Quinta de 11 hectares, foi em 2010 adquirida pelo casal Mário e Elsa Santos, que possui igualmente uma empresa de equipamentos hoteleiros – a Turinox.  A quinta já possuía vinha antiga, que foi recuperada. Com os investimentos apropriados em termos de maquinaria os novos proprietários lançaram-se no mercado e produziram até agora duas safras do nosso monocasta favorito.

logogd_qttor

Temos de referir uma vez mais que este produtor não possui presença digital, pelo que é difícil adquirir informação sobre o mesmo e seus produtos mas tendo em conta o que está aqui em análise trata-se de uma questão menor!

A nossa convicção exprime-se desta forma: apenas uma taça de Syrah é sempre melhor que a garrafa inteira de uma outra bebida qualquer, vinho incluído.

É o caso!

 

Classificação: 18/20                                           Preço: 8,95€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.