Vale de Lobos, Quinta da Ribeirinha, 100% Syrah, Tejo, 2013

vale_lobos_garrafa

Já tínhamos analisado aqui a colheita de 2011 deste Syrah. Agora chegou a possibilidade de falarmos sobre a colheita de 2013. E desde logo podemos dizer: se tínhamos gostado da colheita de 2011, desta gostamos ainda mais!

O Syrah Vale de Lobos já mostrou ser um Syrah que veio para ficar, e ainda por cima com qualidade!

O Syrah Vale de Lobos existe desde a safra de 2001, e teve mais cinco até 2013: 2003, 2005, 2008 e 2011 e a actual. Nas primeiras safras a produção era de 6000 garrafas. As últimas foram já de 10000! A vinificação realiza-se com vindima manual. As uvas, previamente seleccionadas com um rigoroso controlo de maturação, foram a seguir devidamente desengaçadas. Fermentou na cuba rotativa, onde se procedeu à curtimenta após a fermentação alcoólica. O resultado tem 14 % de graduação alcoólica e segundo o produtor “veste granada intenso e toca alguns instrumentos, saltando notas a baunilha, especiarias e ligeiro torrado num tom elevado.” As vinhas estão plantadas em solo argilo-calcário, clima mediterrâneo seco com exposição da vinha a sul. As vinhas crescem em sistema de produção integrada em que o uso dos químicos é mínimo, salvaguardando assim o ambiente e a saúde humana. A quinta encontra-se num processo de reconversão gradual da vinha velha de forma a melhorar a qualidade e a produção.

vale_lobos_restaurante

A Quinta da Ribeirinha produz no total meio milhão de litros de vinho por ano em que somente 10% é destinado ao mercado interno. No caso do “nosso” Syrah a percentagem é ainda menor. Somente 5% está destinado ao consumo interno. Eis pois porque é difícil ter acesso a este Syrah! Os principais destinos dos vinhos da Quinta da Ribeirinha têm sido sobretudo no continente americano, com particular ênfase para Brasil, Canadá e E.U.A. e no continente africano, Angola, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé e Príncipe. Mais recentemente a quinta alargou os seus mercados para a China. No que respeita ao mercado Europeu as exportações estão distribuídas por vários países, tais como Alemanha, Bélgica, Holanda, Polónia, Noruega, Inglaterra, França e Espanha.

Quando falámos do seu irmão de 2011 na altura dissemos: “Era importante que o Vale de Lobos syrah pudesse também estar em garrafeiras nomeadamente de Lisboa, porque ficaríamos todos a ganhar, tendo em conta a qualidade que este Syrah já mostrou e as possibilidades de crescimento! Neste momento, cada vez que passamos pela área de serviço de Santarém, na auto-estrada Lisboa/Porto, é lá que o conseguimos comprar. Fica a dica!

Das poucas coisas verdadeiras que o fascista Mussolini terá dito, uma delas foi, e estamos de acordo com ele:
“Os que bebem vinho, vivem mais do que os médicos que o proíbem”.
Então se for Syrah, e neste caso o Syrah da Quinta da Ribeirinha, temos aí uma boa aposta com a qual só podemos mesmo concordar!

 

Classificação: 17/20                                           Preço: 13,50€

vale_lobos_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.