Rolha com cristais… porquê?

Por vezes, depois de abrir uma garrafa de Syrah, verificamos que na rolha, sobretudo na parte que esteve em contacto com o líquido, há pequenos cristais em forma sólida!
Que pode isto significar? Devemos mandar o vinho de volta?

Bem, se tudo o demais estiver conforme o que esperamos, isto apenas significa que se geraram cristais de ácido tartárico, resultantes da precipitação deste ácido com potássio, e são chamados os Diamantes do Vinho. Também se podem encontrar no fundo das garrafas, devido a temperaturas baixas, igualmente designados por bitartarato de potássio.

São pois cristais naturais, em nada prejudicam o nosso Syrah, sendo para os conhecedores o indicador de que as uvas permaneceram por tempo prolongado nas videiras antes de serem colhidas, desenvolvendo, portanto, mais personalidade e riqueza de aromas. Diz-nos também que o vinho não foi submetido ao processo de estabilização pelo frio que, por sua vez, não somente precipitaria os cristais antes do engarrafamento, mas removeria substâncias coloidais, muitas delas responsáveis pelas características próprias da uva utilizada na sua produção.

Portanto, a existência destes cristais é um sinal de qualidade. Isto na Europa porque nas Américas tal é considerado um incómodo.

Quanto a nós, ficamos sempre muito felizes quando encontramos este sinal de bom augúrio nos nossos Syrah, quer na rolha quer no fundo do copo, chegando mesmo a permitir que se dissolvam no palato, sempre um momento muito especial!


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.