Monte Barbo, Produções Vinícolas Da Beira Interior Lda, Reserva, 90% Syrah, 10% Cabernet Sauvignon, Beira Interior, 2013

Não há muito tempo tínhamos dado conta da outra colheita do Monte Barbo aqui. Hoje apresentamos uma nova colheita, a de 2013! É sempre bom lembrar que para além de ser um óptimo Syrah da Beira Interior é o único Syrah português que tem Cabernet Sauvignon, mais precisamente dez por cento.

Monte Barbo é produzido numa propriedade de dez hectares, localizada no concelho de Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco.  A riqueza artística do rótulo mantêm-se retro mas elegante, de uma beleza dificilmente igualável! Em Portugal é a primeira vez que um produtor arrisca a combinação de Syrah com Cabernet Sauvignon. Se tal chegar ao conhecimentos dos Franceses, sem degustarem o néctar, dá-lhes um ataque cardíaco! O importante é que os franceses não são para aqui chamados, e o resultado final é que interessa.

O Monte Barbo é uma pequena propriedade, como já foi dito, que produz 70000 garrafas divididas por quatro tipos de vinho. Do Reserva Syrah 2012 foram feitas 10000 garrafas. E temos a garantia de que para o princípio de 2018 teremos uma nova colheita do Syrah/Cabernet Sauvignon. As notas de prova oficiais dizem-nos que “Apresenta cor violeta profunda, com notas de frutos silvestres (amora) bem maduros conjugadas com nuances tostadas do estágio em carvalho francês. Na boca é fresco, agradável, elegante mas estruturado com taninos equilibrados. Muito persistente.” Tem 14,5% de graduação alcoólica. Comparativamente com a colheita anterior nota-se a diferença do ano de estágio a menos que esta colheita tem em relação à anterior. Mas vamos dar-lhe tempo! No que respeita à vinificação a vindima manual foi feita em caixas de 20 kg de castas com selecção prévia na vinha. A recepção na adega em mesa de escolha com eliminação de matéria prima defeituosa. Desengaçe total e esmagamento directo para a cuba de fermentação onde se procedeu a uma maceração a frio pré fermentativa. Fermentação alcoólica durante 6 a 8 dias a 30ºC. Maceração final durante 4 dias. Estágio em cascos de 300 litros de carvalho francês durante 12 meses.

Falemos agora um pouco sobre a história desta propriedade. O Monte Barbo, como acontece muito em Portugal, é um vinho de família, fruto de uma produção muito seleccionada e de técnicas vitícolas e enológicas que aliam a tradição à modernidade. Tiago Cristóvão o dinamizador das Produções Vinícolas Da Beira Interior Lda acredita que a qualidade e a essência do vinho Monte Barbo estão presentes, desde logo, na riqueza dos solos, na selecção das castas e na escolha minuciosa das uvas. Eis o que está na base da excelência deste Syrah. No que diz respeito ao Reserva 2013 só podemos confirmar o que está dito! A máxima desta casa, carregada de sentido é “A força do interior”! Durante quarenta anos Monte Barbo teve que fazer, como se costuma dizer, “das tripas coração”.

Uma frase dos antigos diz que:
Um pouco de imaginação multiplica o encanto de beber Syrah.
Para o Enófilo, o Monte Barbo Reserva 2013 não precisa de mais imaginação do que a que ele dá na sua degustação!

 

Classificação: 18/20                                                                Preço: 12,50€

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.