Hoje só um breve apontamento, e porque nos lembrámos da garrafa deste Solar dos Lobos Syrah, para sugerir uma declaração de amor acompanhada da nosso bebida favorita, quer seja um amor a surgir ou outro já consolidado por muitos anos de paixão, como esta que nos move por aqui. O rótulo desta garrafa, um dos nossos preferidos, vem mesmo a propósito, por isso aqui fica a sugestão!
No caso de se não conseguir exactamente este Syrah, aqui ficam mais algumas sugestões, estas talvez mais fáceis de encontrar, por exemplo em grandes superfícies comerciais. De qualquer maneira existe sempre a Estado D’Alma, aberta ao Domingo…
Todos os anos a 14 de Fevereiro o Dia dos Namorados é comemorado em todo o mundo. Doces, flores, presentes e Syrah são trocados entre os entes queridos. Cupido, o Deus criança com asas carinhosas disparando as suas flechas unindo corações surge em apoio deste São Valentim. Mas quem é este misterioso santo por detrás destas tradições?
O Dia dos Namorados e a história de seu patrono está envolta em mistério. Sabemos que Fevereiro tem sido celebrado como um mês de romance, e que o Dia dos Namorados, como o conhecemos hoje, já é falado desde os tempos da antiga Roma. Mas quem era este São Valentim?
Uma das lendas afirma que Valentim era um sacerdote que serviu durante o século III, em Roma. Quando o Imperador Cláudio II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados do que aqueles com esposas e famílias, proibiu o casamento para homens jovens. Valentim, percebendo a injustiça do decreto, desafiou Cláudio e continuou a realizar casamentos de jovens amantes em segredo. Quando isto foi descoberto, o Imperador ordenou que ele fosse condenado à morte.
Outra lenda diz que Valentim foi preso e mais tarde condenado à morte por ter enviado o primeiro “Valentim“, depois de se ter enamorado por uma rapariga, possivelmente a filha do seu carcereiro, que o visitou na prisão. Antes de sua morte, ele escreveu-lhe uma carta assinada “do teu Valentim“, uma expressão que ainda está em uso hoje.
Embora a verdade por trás destas lendas seja obscura, as histórias exacerbam o seu lado heróico e sobretudo romântico.
O Blogue do Syrah deseja pois a todas as almas românticas, jovens ou velhos, um feliz Dia dos Namorados, cheio de amor e carinho!





