Syrah de Marco de Canaveses, 100% syrah, Porto, 2016

garagem_garrafa

Esta não é uma história de ficção! E não o é por dois motivos: primeiro porque fala de um Syrah real, e segundo porque esta história aconteceu mesmo em Portugal! Aliás, só podia mesmo acontecer no país que possui a maior diversidade vitivinícola do mundo!

Podemos afirmar a pés juntos: não sabemos se existe petróleo em Marco de Canaveses, terra de vinho verde, mas podemos garantir que existe Syrah! A 100%, embora com características muito próprias.

A história começa quando a 10 de Março deste ano recebemos uma notificação do nosso leitor José Carlos Rodrigues, morador em Marco de Canaveses, e que dizia o seguinte: “Casta Syrah na zona de vinho verde, Marco de Canaveses. Resultou num vinho verde monocasta, excepcional.” Ficámos naturalmente intrigados e respondemos da seguinte maneira: “Meu caro José Carlos Rodrigues, envie, se faz favor, uma prova inequívoca de que existe “Casta Syrah na zona de vinho verde”! “

E foi aí que esta aventura começou!
A declaração de colheita e produção do Instituto da Vinha e do Vinho é a prova documental legal de que existe Syrah em Marco de Canaveses.

syrah_marco

O produtor oficial é o marido de Manuela Fátima Moreira Silva Mendes, e que possui 0,4555 hectares de vinha com a casta Syrah, sendo José Carlos Rodrigues o dono da nossa churrasqueira.

Inicialmente, em 2012, o Syrah foi feito nos moldes habituais, mas no mundo dos vinhos verdes não teve aceitação. Tinha sido trazido do Alentejo mas aqui não se bebe um vinho tão aromático e tão complexo, denso, e graduado em termos alcoólicos como costuma ser apanágio dos Syrah. Então deu-se a luz! Porque não fazer um vinho  a partir da casta Syrah mas à maneira dos vinhos verdes? Responde o nosso amigo José Carlos Rodrigues: “O vinho é feito pelo método de bica aberta, é um vinho suave ligeiramente adocicado, com bastante teor alcoólico para vinho verde.” São precisamente 10,5% de graduação alcoólica.

churrasqueira_garagem

Este Syrah à moda do vinho verde só é pois vendido num único sítio: Churrasqueira “A Garagem”,  Estrada Nacional 108, Piares, Penhalonga, Marco de Canaveses.

É um Syrah tão original que, arriscamos dizer, é único no mundo. Dito de outra maneira: não é possível encontrar um Syrah destes em mais algum lugar do planeta. Pela originalidade merece sem dúvida a nota 20. A nota real fica ao critério do leitor depois de o provar e degustar, se algum dia for para os lados do Marco de Canaveses!

Como dizia Frei Rafael “O Syrah é a chave que, sem dar a volta, abre o coração e solta os pensamentos”.
Assim seja!


 

4 thoughts on “Syrah de Marco de Canaveses, 100% syrah, Porto, 2016

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.