Quinta do Caldeireiro, 100% Syrah, Alentejo, 2009

caldeireiro_garrafa

É com alguma emoção que falamos hoje de um Syrah que foi dos primeiros que bebemos, e foi igualmente o primeiro a que demos a nota de muito bom. Andávamos ainda a tactear o terreno e na altura pensámos: “Tem que ser pelo menos um 18”. Não sabemos, com toda a sinceridade, hoje que conhecemos 98% dos Syrah portugueses, se essa nota não seria superior!

Também não vale a pena estar a insistir muito nesta questão, principalmente porque é um Syrah que esgotou em 2013 e podemos dizer que ajudámos a acabar com as últimas garrafas, nós mais e uns noivos que no seu casamento encomendaram 50 caixas deste Syrah. Safra única portanto, infelizmente, do qual se produziram aproximadamente 3 mil garrafas!

O Quinta do Caldeireiro Syrah é um néctar bastante rico e forte, sem perder o toque clássico. Tem um teor alcoólico de 14,5% e o enólogo foi Manuel Ferreira. As notas de prova, em termos de aroma e paladar, dizem que tem “um sabor apimentado, apresenta notas aromáticas silvestres, como a cereja preta, a groselha, a amora preta, a ameixa e o damasco.” Syrah da região de Évora, com pouca produção e por isso mesmo pouco conhecido, frutado e muito agradável de beber!

caldeireiro_logo

Sobre a herdade propriamente dita, sabe-se que a área plantada se resume a 3 hectares. A colheita e selecção foram manuais. É pois um Syrah artesanal feito com fermentação tradicional e maturação passando por carvalho.

Dizia Richelieu, o todo poderoso cardeal da França setecentista:
“Se Deus proibisse a bebida, teria ele feito o vinho tão bom?”

Em conversa na altura com o produtor, Sr. António, fomos de lhe perguntar para quando uma nova safra, ao que nos confidenciou: “Fiz este Syrah por dois motivos. Primeiro, porque o ano de 2009 foi excepcional para a casta e segundo queria ver se conseguia fazer um monocasta Syrah. Estou na casa dos setenta. Será muito difícil surgir um ano tão excepcional como o de 2009 por estes tempos mais próximos!”

Talvez seja difícil mas não impossível! Tenhamos paciência e esperemos o porvir!

Parafraseando Thomas Jefferson, na segunda citação do dia:
“O bom Syrah é uma necessidade diária para mim!”

 

 

Classificação: 18/20                                                    Preço: 10,00€


 

Já este texto estava concluído e publicado e eis-nos  a receber esta notícia de última hora.

Tivemos oportunidade de falar hoje de manhã com o enólogo Manuel Ferreira, que nos confidenciou ter sido acabado de confeccionar um novo Syrah, que deu cerca de 3000 litros, o que dará origem a 4000 garrafas de nova safra Quinta do Caldeireiro!
A colocação no mercado, salvo mudança de planos, está prevista para o final de 2016, entre Novembro e Dezembro. Nessa altura daremos conta de todos os pormenores!


 

1 thought on “Quinta do Caldeireiro, 100% Syrah, Alentejo, 2009

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.