Dom Hermano, Quinta do Casal Monteiro, 100% Syrah, Tejo, 2006

hermano_garrafa

Mais um Syrah do Tejo, faz muito esgotado.
Não o conhecemos e a informação disponível é também já muito escassa.

A Quinta do Casal Monteiro, S.A., antiga Casa Agrícola Herdeiros de Dom Luís de Margaride, S.A.,  em Almeirim, foi fundada pelos herdeiros de Luís José Braamcamp de Mello Breyner Cardoso de Menezes, mais conhecido por Dom Luís de Margaride, descendente paterno dos Condes de Margaride e materno dos Condes de Sobral, nascido em Santarém no ano de 1903. Em 1928, Dom Luís assumiu a direcção das actividades agro-vinícolas nas propriedades familiares, por si herdadas, às quais dedicou mais de cinquenta anos de estudo, trabalho de investigação e prática no cultivo da vinha e nas técnicas enológicas, deixando-nos uma vasta obra e escritos, mercê dos quais foi galardoado com vários prémios e consagrações nacionais e internacionais.

hermano_logo

Sobre o Syrah propriamente dito, acedermos a algumas notas de prova dizem que falam de “boa cor, notas vegetais abundantes, flores, feno fresco, algum eucalipto. Medianamente encorpado, fresco mas de acidez elevada, é um tinto ainda à procura do melhor perfil.” Tem uma graduação alcoólica de 13% e o enólogo de serviço foi João Sardinha Cruz.

Tendo em conta a pouca informação que existe é um vinho que desapareceu com a mesma velocidade em que apareceu sem deixar rasto ou continuidade.

Há um brinde inglês que reza da seguinte maneira: “Que o nosso amor seja como o vinho, crescendo conforme envelhece.” Vamos repetir em inglês, que gostamos mais da musicalidade original:
“May our love be like good wine, grow stronger as it grows older.”

Concluindo por hoje, seja qual for o idioma, eis pois um brinde que não será possível fazer com este desparecido Syrah!

 

Classificação:                                                    Preço: 4,70€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.