Artefacto, Luís Duarte Vinhos, 100% Syrah, Alentejo, 2010

artefacto_garrafa

Este é o único Syrah português que existe no mercado e que o Blogue do Syrah desconhece. E porquê? Não é por falta de tentativas da nossa parte! Vamos saber desta história.

Luís Duarte é um enólogo premiado em Portugal. Galardoado sucessivamente com o título de Enólogo do Ano em 1997, 2007 e 2014 pela WINE – Revista de Vinhos. Com mais de 25 anos de carreira, sempre no Alentejo, fundou em 2007 a Luís Duarte Vinhos, em Reguengos de Monsaraz, e hoje trabalha na produção, comércio e exportação de vinhos.

E foi aqui que começaram os nossos problemas. Há dois anos que tentamos de alguma maneira adquirir pelo menos uma garrafa deste Artefacto, sem sucesso. Isto porque simplesmente este Syrah não se encontra disponível em território nacional. Mesmo as várias vezes, e foram várias nestes dois anos, que chegamos telefonicamente à fala com o produtor, não houve grande interesse da parte dele em libertar algumas garrafas. Até mesmo a intervenção da garrafeira Estado d`Alma, com o interesse reforçado, foi infrutífera.

Deixem-nos contar os factos com mais detalhe. Numa consulta que fizemos ao blogue O Enófilo Principiante, surgiu-nos uma crítica justamente ao nosso arredio Artefacto Syrah. Através da caixa do correio mantivemos o seguinte diálogo com o blogger Sérgio Lopes:

Sérgio Lopes, seria possível dizer-me onde encontrou este artefacto Syrah que andamos à procura dele faz mais de um ano e tem sido impossível, inclusivamente junto do próprio Luís Duarte…
Obrigado pela atenção!

O Blogue do Syrah

Exacto, trata-se de um vinho bem feito. Apenas isso. Em Portugal não sei onde encontrar. Eu bebo-o aqui directamente do distribuidor, o irmão do Luís Duarte.

Melhores Cumprimentos / Best Regards,

Sérgio Lopes

Sérgio Lopes, obrigado pela resposta rápida e precisa! Para nós trata-se dos poucos Syrah que não conhecemos. Já agora e só por curiosidade quando diz “Eu bebo-o aqui directamente do distribuidor, o irmão do Luís Duarte.” … este “aqui” penso que se refere a alguma zona do Alentejo…não?
E já agora…o irmão não seria capaz de nos arranjar uma ou duas garrafas? Ou é pedir muito?

Um abraço vinícola

Obrigado!

Eu estou a morar em Luanda…

Estávamos longe de imaginar tal coisa!… obrigado na mesma!…

O Blogue do Syrah

Em registo muito pessoal pensamos que é um erro um produtor português só se preocupar com o mercado externo e descurar totalmente o mercado interno. Mais cedo ou mais tarde irá arrepender-se, dizemos nós.

Vamos pois falar citando sobre o que não conhecemos. As notas de prova –não confirmadas por nós – dizem que possui “cor ruby intensa. Aroma a fruta preta madura, especiarias, algum cacau e um toque balsâmico / mentolado. Boca redonda e fresca, focado na fruta, com taninos domados. A madeira confere-lhe uma boa estrutura estando perfeitamente integrada no conjunto. Apresenta um final sumarento e de boa persistência.” Estagiou durante 9 meses em barricas de carvalho americano. A graduação alcoólica é de 14%. Fica o vídeo, assim mesmo!

Acabamos com uma citação de Oscar Wilde:
“Quando se trata de vinho eu tenho gostos muito simples: sempre escolho o que é melhor”

Infelizmente neste caso é coisa que não podemos dizer, temos gostos simples, e tentamos sempre escolher o melhor, desde que esteja a nosso alcance!

 

Classificação:                                                  Preço: 8,00€


 

2 thoughts on “Artefacto, Luís Duarte Vinhos, 100% Syrah, Alentejo, 2010

  1. os vinhos artefacto estiveram disponiveis na garrafeira Hills Bottled nas avenidas novas em lisboa… que infelizmente fechou. agora nao sei onde estarao…

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.