ACL, Adega Cooperativa da Labrugeira CRL, 100% Syrah, Lisboa, 2009

labrugeira_garrafa

A nossa descoberta do Syrah Adega Cooperativa da Labrugeira é recente. E foi uma agradável surpresa. Somos de o considerar o melhor Syrah produzido por uma adega cooperativa nas regiões vitivinícolas de Lisboa e do Tejo.

A Adega Cooperativa da Labrugeira, situada no concelho de Alenquer, é actualmente a única adega cooperativa deste concelho, representando assim todos os viticultores cooperantes desta área, congregando desde 1973 as produções de mais de 400 sócios-cooperantes, produtores da zona norte do concelho. Com uma forte tradição na produção de vinhos de qualidade, a adega tem vindo a melhorar gradualmente as suas estruturas, sendo neste momento uma das adegas com melhor resposta às exigências enológicas. Em 2010 e 2011 as exportações estão próximas de 50% no total de facturação, salientando-se como relevantes neste contexto, os mercados emergentes da China, Rússia e Brasil e os mercados tradicionais como os EUA, Angola, Alemanha, França, Dinamarca e Suécia.

labrugeira_vinhas

Trata-se de uma região com forte tradição na produção vitivinícola e boas características de solo e de clima para a produção de vinhos de qualidade. A Adega tem vindo, desde 1992, a melhorar as suas estruturas de produção nomeadamente na vertente da qualidade e infraestruturas, dando resposta às atuais exigências enológicas e dos mercados consumidores. A sua produção média anual de mais de 4 milhões de litros permite-lhe engarrafamentos de escala, com bons binómios preço-qualidade, e tem vindo a alargar a sua oferta, que se estende actualmente a diversos vinhos certificados “DOC Alenquer” e “Regional Lisboa”, tendo como objectivo oferecer ao consumidor o que de melhor se produz na região de Alenquer e levando esses néctares aos quatro cantos do Mundo.

Sobre o nosso Syrah citamos as seguintes notas de prova: “Vinho tinto cor granada escura. Possui um aroma varietal muito intenso, macio, com um sabor ligeiro a baunilha. O vinho tem um longo final a frutos silvestres.” As uvas provenientes das encostas calcárias da Serra de Montejunto, são vinificadas no processo clássico com curtimenta. A fermentação alcoólica decorre em cubas de inox, com remontagem automática, com controlo de temperatura entre os 26º C e os 28ºC e são usadas leveduras seleccionadas. Após a fermentação malolática, decorre estágio em madeira. Depois de engarrafado tem um período de estágio de cerca de 3 meses. O enólogo responsável é o Eng. Vasco Miguel e o enólogo residente é o Nuno Pimentel.

O Syrah da Adega Cooperativa da Labrugeira teve três engarrafamentos durante o ano de 2009. O primeiro de 4500 garrafas e com uma graduação alcoólica de 13%. O segundo e a terceiro com 5000 garrafas cada e com uma graduação alcoólica de 14%, apesar do vinho ter sido feito todo na mesma altura. A safra no total deu origem a 14500 garrafas.

O Syrah da Adega Cooperativa da Labrugeira pode muito bem ser, segundo um dos nossos poetas maiores, Luiz Vaz de Camões, aquele “Ardente licor que dá alegria!”

 

Classificação: 15/20                                                   Preço: 4,90€

labrugeira_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.