Herdade do Meio, 100% Syrah, Alentejo, 2004

meio_garrafa

Mais um Syrah alentejano, mais um infelizmente esgotado. É de mestre António Saramago, mas que já não tivemos oportunidade de conhecer, daí que não tenha classificação.

Bem no coração do Alentejo, junto a Portel e a 25 quilómetros da Barragem do Alqueva, estende-se a Herdade do Meio, onde hoje se produzem, os três mais reconhecidos produtos tradicionais da região: o vinho, o azeite e o porco preto.

A área total da Herdade do Meio é de 69 hectares, dos quais 25 hectares são de vinha – 80% de castas tintas e 20% de castas brancas. Existem ainda 12 hectares de olival. O restante terreno está dedicado ao montado, com cerca de 200 porcos pretos, alimentados à base de bolota e em total liberdade.

As notas de prova que escolhemos dizem que tem “cor escura e aromas algo escondidos ainda, mas muito vivo, com leves notas frutadas e especiaria, no paladar está muito jovem mas já mostra complexidade e estrutura, madeira de qualidade e ligeiro couro, taninos marcantes e fruta mais vistosa, cheio de elegância, grande capacidade de longevidade e final longo e persistente.” Tem uma graduação alcoólica de 13,5%. O rótulo diz-nos que este Syrah foi produzido numa quantidade limitada de 6.200 garrafas. Teve um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.

Uma das coisas verdadeiras que Mussolini disse, e por analogia nossa, foi que: “Os que bebem Syrah, vivem mais do que os médicos que o proíbem” O Syrah Herdade do Meio está esgotado, mas há outros tão bons e mesmo melhores!

————————————————————————

P.S. Depois deste texto estar escrito e pronto para publicar recebemos para nosso gaudio o email de um leitor do Blogue do Syrah, Gonçalo Jesus, a chamar-nos a atenção para a existência de uma garrafa deste Syrah bem escondida na loja gourmet do El Corte Inglês, de Lisboa. Zarpamos para lá com uma escolta de motociclos da GNR para mandar parar o trânsito à nossa passagem (não foi bem assim…mas podia ter sido) e lá conseguimos ao fim de tanto tempo de procura uma garrafa deste Syrah do mestre Saramago! Valeu a pena pois em prova cega com um Syrah australiano de 2002, o Fighting Flat da Redbank, de King Valley, o Syrah de Portel ganhou por KO! Um obrigado muito especial ao leitor Gonçalo Jesus e só é mesmo pena que este Syrah não tenha tido continuidade. Mas nunca se sabe!

 

Classificação: 18                                                 Preço: 22,50€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.