Monte da Colónia Rosé, Monte da Colónia, 100% Syrah, Alentejo, 2013

colonio_rose_garrafa

O jantar de Natal teve este ano como aperitivo, antes de um superlativo Humanitas como prato principal, este Rosé do Monte da Colónia.

Esta herdade, com um total de 600 hectares, de que já apresentámos o Syrah propriamente dito, tinto, como é devido, foi fundada em 1980 pelos pais dos actuais gestores da empresa, que com muita ambição e espírito de equipa decidiram arriscar e erguer uma ideia que  ainda hoje se mantém no mercado. Sediados em Vale de Seda/Fronteira, são essencialmente uma quinta multivalente de cariz familiar mas virada para a inovação em várias área de negócio, tendo como base a produção e transformação de produtos cultivados no próprio local, azeite, azeitonas de conserva e vinhos, bem como a criação de gado bovino e ovino.

colonia_rose_loja

A escolha do nome Monte da Colónia está ligado ao nome original da propriedade e sua vocação primeira, sendo usado nos produtos azeite, azeitonas e vinho, como instrumento de marketing do turismo rural e vice-versa. Em 2009 foi aberta uma loja, junto do lagar, da adega e a fábrica de azeitonas de forma a comercializar não só os produtos próprios como também os de outros produtores, procurando sempre produtos diferentes e de qualidade, produtos regionais, gourmet, Dop, biológicos, e ainda dando a possibilidade de quem visita a loja poder usufruir de um ambiente acolhedor, atendimento personalizado, respirar o ar puro do campo e o verde das vinhas.

O nosso Rosé de hoje, feito integralmente de Syrah, o segundo de que temos conhecimento em Portugal, sendo o outro o Lybra Rosé do Monte D’Oiro, de que já falámos, apresenta uma graduação de 13%, e dizem os produtores que se trata de um “Vinho fresco com óptima presença aromática, acidez bem integrada e final de boca muito agradável . Ideal para acompanhar entradas frescas, peixes grelhados e mariscos.” Nota-se o cheirinho da nossa casta favorita na sua devida extensão, dadas as características aligeiradas na confecção de um rosé, e dentro do que se considera uma bebida suave e fresca cumpre bem a sua função, embora não cheguemos ao ponto de o considerar um expoente maior na sua categoria. Não iremos desprezar novas safras, sobretudo se vierem um pouco mais apuradas de profundidade rosada.

Alguém disse que Rosé é para meninas! Nós acrescentaríamos que talvez uma bela menina e um belo dia de sol à beira-mar sejam o momento ideal para trazer ao convívio este Monte da Colónia Rosé…

 

Classificação: 15/20                            Preço: 3,75€

colonia_rose_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.