Fernão Pó, Adega-Winery, 100% Syrah, Setúbal, 2015

po_garrafa

Mais um Syrah de Setúbal, e de 2015!
Fernão Pó de seu nome, que já tinha sido aqui apresentado.
Nome de explorador e navegador do século XV, este Fernão Pó é bom, é aromático embora na nossa apreciação sejamos de referir que ainda precisa de tempo para evoluir e com esta ressalva podemos dizer que é o melhor Syrah que esta casa já apresentou. Quanto tempo para melhorar? De seis meses a um ano é a nossa previsão!

As notas de prova do enólogo dizem que este Fernão Pó possui “Média concentração, aroma com frutos negros e leve nota de pimenta preta. Macio e fácil na boca, boa acidez, taninos macios, tudo apontando para consumo imediato. Tem carácter gastronómico.” A graduação alcoólica é de 14%. O enólogo é João Palhoça.

Na península de Setúbal, o nome Fernando Pó, freguesia de Palmela, é incontornável quando se fala de vinhos. A Adega Fernão Pó é uma empresa familiar de Fernando Pó, outra maneira de referir o mesmo nome, concelho de Palmela, resultado da junção das famílias Freitas e Palhoça. Ligadas à viticultura e produção de vinho há gerações, reúnem dois ramos da história vinícola de Fernando Pó.

fernao_po_vinhas

Na Adega Fernão Pó a escolha de castas tem sido por experimentação, em busca de um perfil de vinhos genuíno, complexo e gastronómico. Nos 60 hectares de vinhas da família destacam-se 34 hectares de Castelão, a casta de eleição da região. Mas também a apimentada Cabernet Sauvignon, que aqui amadurece bem, e ainda Touriga Nacional, Merlot, Alicante Bouschet, Tannat e Syrah. Nas castas brancas, a popular branca Fernão Pires, Síria, Verdelho, Viozinho e Moscatel.
A Adega foi alvo de constantes melhorias ao longo do tempo, tendo capacidade de transformação de cerca de 1000 toneladas de uvas.

O gastrónomo francês Brillat- Savarin disse, quando após a refeição lhe foram oferecidas uvas como sobremesa:
“Obrigado”, disse ele, “mas não tenho o hábito de tomar o meu vinho em pílulas”.

O Fernão Pó Syrah ainda não é um grande Syrah, mas é um genuíno Syrah, nascido nas areias de Fernando Pó. Mas vai crescer!
Vamos esperar para ver mas podemos sempre ir degustando!

 

Classificação: 15/20                                                     Preço: 3,89€


 

1 thought on “Fernão Pó, Adega-Winery, 100% Syrah, Setúbal, 2015

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.