Monte Cruz, Herdade Monte do Outeiro, 100% Syrah, Alentejo, 2009

cruz_garrafa

Neste soberbo Alentejo, mais uma vez e sempre, onde só há Syrah de qualidade, encontramos perto da Vila de Portel, Herdade Monte do Outeiro, o Syrah Monte Cruz, do produtor Manuel Bernardino Cruz. Syrah a 100%, graduação alcoólica de 14%. Conhecem-se duas safras, a presente, que está em análise, e a de 2006. As notas de prova dizem que em termos de “aroma no nariz sobressam notas de especiaria e frutos pretos. Em termos de paladar os taninos estão bem equilibrados e conferem uma boa estrutura.”

Se em termos de qualidade estamos perante um Syrah que merece todo a nossa consideração e envolvimento, fica no ar mais uma vez a fastidiosa crítica: a Sociedade Agrícola Monte Cruz, Lda, a proprietária da Herdade Monte do Outeiro, não pratica qualquer tipo divulgação a nível de marketing e partilha de informação, em relação quer à propriedade quer em relação aos seus vinhos, nomeadamente ao Syrah 2009. E quando dizemos que não pratica qualquer tipo divulgação, isto deve ser entendido no sentido literal . Nenhuma! Absolutamente nenhuma! E depois não nos venham alardear que o “negócio” está em crise! Esta sociedade detentora do Syrah monte do Outeiro, não tem site, não tem blogue, não tem sequer presença no Facebook, não está presente em nenhuma outra rede social. Não há como saber detalhes sobre a Herdade, os vinhos, ficha técnica, e por aí adiante. Não há nada em discurso directo sobre esta sociedade e este Syrah. O que há é em sítios informativos, o nome da sociedade, a morada, nº de telefone, para o qual ligámos, em vão, e nº de fax. Mais nada!

Como é que é possível deste modo o público consumidor e amante de Syrah, e deste em particular, ter informação para além do que vem na garrafa? É muito difícil desta forma escrever sobre este Monte Cruz. Nenhuma empresa que se preza pode sobreviver muito tempo se pratica este tipo de postura em termos de mundo digital. E é pena porque este Syrah merecia mais e melhor!

cruz_portel

E pronto, resta-nos falar um pouco de Portel, formosa vila do Distrito de Évora, sede de um município que inclui a agora famosa aldeia de Alqueva, em cujas proximidades se localiza a Barragem com o mesmo nome, e que originou a criação do maior lago artificial da Europa com cerca de 250km2 e quase 1200kms de margens. Estamos pois entre a vasta planície alentejana e a serra de Portel. O castelo, sobranceiro à vila, ergue-se majestoso no cimo de uma colina e foi construído na sequência da doação da vila por D. Afonso III a D. João Peres de Aboim, em 1261, por favores prestados, e pela sua amizade e fidelidade ao Rei.

É assim que proximidades da Vila de Portel, muitos séculos depois, na Herdade Monte do Outeiro, que se produzem vinhos de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. No mercado podemos encontrar, para além do Monte Cruz Syrah 2009, o Monte Cruz Tinto 2007 e Monte Cruz Antão Vaz 2009. Quem os conhece diz que são vinhos de colheita selecionada, de aroma perfumado, complexidade elegante e persistente. Quem somos nós para discordar.

Napoleão Bonaparte, mais conhecido pelas suas facetas de político e militar, além de amante tumultuoso, era também um enófilo de fino recorte, e nessa qualidade deixou escrito a seguinte verdade:

“Claramente os prazeres que o vinho oferece são transitórios. Mas assim são também os do ballet ou o de uma apresentação musical. Os vinhos inspiram-nos e acrescentam muito ao prazer de viver.”

O Syrah Monte Cruz, só por si, consegue esse objectivo!

Classificação: 16/20                                                     Preço: 12,09€


 

1 thought on “Monte Cruz, Herdade Monte do Outeiro, 100% Syrah, Alentejo, 2009

  1. Em nome da sociedade agrícola monte cryz, venho fazer o a parte que todos os nossos rótulos tem código QR no qual se encontra presente a ficha técnica . e se acha que nenhuma empresa se aguenta sem marketing nos somos a prova viva de como esta redondamente enganado, bons vinhos fazem o seu próprio marketing e não ha melhor publicidade do que a “boca a boca” e o agrado que os nossos clientes tem pelo vinho. Para qualquer questão que tenha, aqui estarei para responder . Com os melhores cumprimentos Maria Cruz

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.