A Quinta do Gradil tem um novo Syrah!!!

gradil_2_garrafa

Já sabíamos que a Quinta do Gradil tinha um Syrah, e de qualidade, que oportunamente foi apresentado aqui, produzido em condições especiais e fazendo apelo a uma comunidade de amigos. Foi uma história que nos deu muito prazer contar e que convidamos todos a relerem.

Hoje damos em primeira mão a informação de que a Quinta do Gradil está neste momento a lançar no mercado um novo Syrah, que irá substituir o anterior, e feito em moldes diferentes, com uma produção de 4200 garrafas, ano 2013.

Os enólogos são os da casa, António Ventura e Vera Moreira.

gradil_2_equipa

Estas e outras informações foram gentilmente fornecidas pelo responsável na Quinta do Gradil para o mercado interno, Joaquim Coelho, que, através de um discurso muito claro, nos fez compreender que apesar de este Syrah ser da mesma vinha de 120 hectares existente na Quinta, os processos utilizados não são exactamente os mesmos, nomeadamente o tempo de estágio, que no caso anterior era de 8 meses e neste syrah de 2013 é de 14 meses, e isso faz muita diferença.

A graduação alcoólica é também distinta. O Syrah de 2012 tem 14,5% e o presente tem 14%!

Isto leva-nos a concluir que estamos perante dois Syrah diferenciados, o que leva o texto do rótulo a dizer que se trata de “Um syrah muito expressivo, de cor retinta e aromas intensos de bagas do bosque, pontuados com notas químicas e um toque de mineralidade. Elegante na boca, revela harmonia entre a fruta e os taninos evidentes mas bem integrados, num conjunto enriquecido por 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês. O seu final é prolongado e distinto.”

gradil_2_logo

Vamos ainda referir um aspecto importante para o consumidor, a que geralmente aqui no Blogue do Syrah damos muita importância: a relação qualidade/preço. E aqui temos mais uma novidade fantástica! O Syrah de 2012 custa 11,50 euros nos poucos sítios onde ainda é possível encontrá-lo, mas claro, na garrafeira Estado d`Alma, sempre à procura do melhor preço, o seu preço é de 9,95 euros. Pois bem, este novo Syrah, que hoje aqui nos traz, vai estar à venda por 5,72 euros, o que representa uma diminuição muito significativa a que não podemos deixar de ser sensíveis.

A Quinta do Gradil está pois de parabéns por esta óptima notícia, agora que o Verão está de vento em popa!

Classificação: 17/20                                                     Preço: 7,00€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.