Pactus, Quinta do Carneiro, 100% Syrah, Lisboa, 2007

pactus_garrafa

Sob o calor ameno deste Verão luminoso, deleitados ante a paisagem serena da Extremadura a escorregar para o Tejo, temos ante nós o Pactus, Syrah da Quinta do Carneiro, situada em Alenquer. Há grandes Syrah em Alenquer, como o nosso leitor assíduo haverá de recordar, mas este Pactus, apesar do nome sonante que possui não é mais que um Syrah razoável, que pode muito bem cumprir a sua missão no dia a dia mas nada mais que isso. Bebe-se, é um Syrah, mas falta-lhe a tenacidade que encontramos em outros “irmãos” da mesma região.

pactus_vinha

As terras de Alenquer estendem-se entre a linha sinuosa das elevações argilo-calcárias da cadeia montanhosa de Montejunto e os campos aluviais da margem direita do rio Tejo. Quase um quadrilátero, medindo ligeiramente mais de 300 quilómetros quadrados, desdobrando-se numa paisagem inconstante de montanhas, montes, vales e passagens estreitas, coberta em grande extensão por uma carpete de vinhas, que todos os anos regressa à vida numa mistura fresca de mil e uma cores de verde primaveril e se tinge com a melancolia dos amarelos e vermelhos durante a estação outonal da apanha da uva. É nesta paisagem, olhando o enorme maciço do Montejunto e a calma das águas do Tejo, que está situada a Quinta do Carneiro, trabalho de muitas gerações dedicadas à administração avisada das generosas ofertas da natureza.

De acordo com Guilherme Carlos Henriques em “In Alenquer e o seu Concelho”, 1873, “Quinta do Carneiro deriva do sobrenome do seu actual proprietário, Sua Excelência o Conde de Lumiares; Carneiro e Sousa”.

pactus_logo

A Sociedade Agrícola do Carneiro desenvolve a sua actividade no sector da vinha e do vinho, assumindo a condição de produtor e engarrafador. Possui uma área de cerca de 50 hectares de terrenos argilo-calcários, dispostos em encostas de declive suave, com exposição a Sul, que anualmente produzem, em média, 3.000 hectolitros de vinho das várias castas. A adega está equipada com a mais recente tecnologia sendo possível efectuar todas as operações desde o cacho até à garrafa. Faz parte da adega um pequeno laboratório para análises básicas de forma a se obterem rápidas respostas quanto ao estado dos vinhos/mostos.

A Quinta do Carneiro é beneficiada por um clima influenciado pela transição de um Atlântico temperado para um Mediterrâneo árido. De uma forma lata, o clima da Quinta, decisivamente condicionado pela barreira montanhosa que se estende desde a Serra de Montejunto (600 m), que rodeia a região de Alenquer a Norte e Leste, e que da aos seus vinhos a sua característica única. Estas montanhas constituem uma barreira natural que quebra a influência dos ventos atlânticos dominantes, carregados de humidade e transportando baixas temperaturas. Por outro lado, permitem a penetração do clima mediterrânico, caracterizado por altas temperaturas, baixa humidade e acumulação rápida de calor de verão.

pactus_adega

Voltando ao nosso Syrah, sabemos que estagiou em barricas de carvalho Francês e/ou Americano durante 6 meses, tem uma graduação de 14%, e o enólogo de serviço é Ricardo Santos. As notas de prova dizem que “apresenta uma cor rubi de concentração média e um nariz bem preenchido por aromas de fruta vermelha madura aliados a delicadas notas florais e um leve toque especiado e tostado, na boca é um vinho suave e equilibrado, com taninos polidos e um paladar agradável, cheio de fruta e delicadas notas de especiarias, o final de boca é mediano.”

O grande Aubert de Villaine, erudito proprietário do Domaine de Romaneé-Conti na Borgonha, que produz um dos vinhos mais caros do mundo, disse: “Não fico surpreso que as pessoas não identifiquem estes aromas todos nos vinhos que compram. Eu mesmo não sou capaz de reconhecê-los. Aliás, acho isso muito fastidioso. Não estou interessado nisso, e sim na personalidade do vinho.”

Até podemos concordar com Aubert de Villaine, mas este Pactus também não tem uma personalidade que se possa destacar, mesmo que os aromas sejam os que cada um consiga identificar!

Classificação: 14/20                                                     Preço: 7,50€

pactus_ft


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.