Cortes de Cima Syrah, Cortes de Cima, 100% Syrah, Alentejo, 2013

Cortes-de-Cima-Syrah-1

Este Syrah é a gama de entrada dos Syrah míticos de Cortes de Cima!
Depois de o provar, e se não conhecer os outros dois Syrah de Cortes de Cima, ou seja, o Homenagem a Hans Christian Andersen e o célebre Incógnito, não irá acreditar que se trata de um Syrah neste lugar da tabela.

Isto porque é um Syrah exuberante! De uma complexidade aromática altiva e sublime. Um Syrah denso!

Quando apresentamos este mesmo Syrah da colheita de 2012 dissemos que “dos três é o menos empolgante mas nem por isso desce do patamar electivo.” Menos empolgante é coisa que este agora não tem! Os nossos parabéns à dupla Hans e Carrie e, naturalmente, ao enólogo que já aqui apresentámos, Hamilton Reis, pela excelência deste produto! O que será deste Syrah daqui a dois ou três anos? Como irá evoluir? Profetizamos uma vida exuberante!

Há aqui sim um aspecto que queremos enfatizar: o preço elevado para a gama que representa. Respondem os representantes da propriedade com a história, com a procura e com as vendas que esgotam os stocks. Outros Syrah de qualidade têm preços bem mais simpáticos porque não se chamam “Cortes de Cima” e não carregam o fardo de terem sido o motor da implementação da casta Syrah no Alentejo e daí a projecção que ganhou no resto do país. Temos de aceitar a argumentação. Este Syrah de 2013 é a 18º vindima e tem uma graduação alcoólica de 14%.

cortes_vinha

As uvas foram rigorosamente seleccionadas, e estavam num óptimo estado de maturação. Foram fermentadas sem engaço, a temperaturas controladas, com um alargado período de maceração das películas para melhorar o aroma a frutos e conseguir um bom equilíbrio e estrutura de taninos. Envelhecido durante 8 meses em barricas de carvalho francês (90%) e americano (10%) até altura do engarrafamento em Julho de 2014. As notas de prova falam de um modo geral de “aromas a frutos de bago escuro, cereja e ameixa, com complexas notas de terra e especiarias. Palato rico e firme, cheio de fruta madura.” Colheita, produção e engarrafamento na propriedade familiar. Engarrafado com filtração sem colagem em Julho de 2014. Produção total: 5.500 garrafas (37cl), 48.900 garrafas (75cl).

O rótulo foi renovado. Está melhor sem perder a traça original. A palavra “Syrah” está mais visível. Ainda bem! É uma equipa de gente feliz a sorrir que está de parabéns.

cortes_equipa

Ao beber este Syrah fomos de nos lembrar do que disse o filósofo Ortega y Gasset, desta forma:
“O vinho engrandece as companhias, exalta os corações, dá brilho aos olhos e ensina os pés a dançar.”
No caminho certo para se tornar um topo de gama. Impressionante!

 

Classificação: 17/20                                                     Preço: 13,79€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.