Fidúcia, Alenvinus, 100% Syrah, Alentejo, 2005

fiducia_garrafa

Em Cuba, não a Cuba de Fidel mas sim a do distrito de Beja, descobrimos mais este Syrah, da casa Alenvinus – Produção e Comércio de Vinhos, do produtor Miguel Eloy Prazeres, de 2005 e apesar de termos tido acesso a uma garrafa através da garrafeira d´Estado de Alma, este Syrah está hoje em dia esgotado. Foram feitas 3500 garrafas e com uma graduação alcoólica de 13%.

Na memória ficou-nos o aspecto límpido e profundidade média próprio de um Syrah, e apresentou-se vestido de um granada escuro onde sobressaíam ligeiras tonalidades acastanhadas, denunciando a sua idade. Exalava aromas intensos a frutos vermelhos e um ligeiro toque herbáceo. De sabor macio, amadeirado, os aromas de boca acrescentaram maturação ao vinho, libertando eflúvios a compotas e um ligeiro herbáceo.

Somos de o considerar um alentejano com “sotaque” francês. Elaborado exclusivamente com base na nossa casta Syrah, revelou-se na prova com características muito próprias da casta francesa, que tão bem se adaptou ao Alentejo. Fruto do um clima específico, com Verões quentes e secos, e de solos pobres na sua generalidade, imprimem aos vinhos uma complexidade, corpo e estrutura muito próprios.

fiducia_cuba

Temos indicação que houve mais duas safras em 2006 e 2007 mas todos os contactos para os conseguir trazer até nós foram infrutíferos, porque este produtor, como outros já por nós indicados, não têm a mínima preocupação em terem uma linha de contacto com os consumidores ou fazer qualquer tipo de divulgação pela Internet. Apesar de ser um produtor que iniciou somente em 2004 a sua actividade trata-se de mais um produtor de vinhos que não tem nem site, nem Blogue, nem Facebook, nem sequer o telefone indicado está operacional. Paciência!

Consideramos que é um Syrah elegante, discreto e suave, ideal para consumir no dia a dia, a solo ou acompanhado com comida regional, desde que não muito condimentada.

O comerciante de vinhos André Simon disse: “O vinho torna as refeições especiais, as mesas mais elegantes, os dias mais civilizados.” E nós acrescentamos: “Com syrah isso acontece mais intensamente!”

Classificação: 15/20                                                                 Preço: 7,00€


 

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.